Antônio Gonçalves dos Santos, de 55 anos, vendedor de cachorro-quente, teve uma reviravolta em sua vida ao descobrir que já estava aposentado. "Eu procurei o INSS e descobri que ‘tava’ aposentado e começo a receber na próxima semana. Eu já tinha procurado um advogado e a última perícia que eu fiz foi ano passado (2023), mas ele disse que não tinha prazo pra conseguir," relatou Antônio emocionado.
Antônio encontrou orientação durante uma visita do Projeto Ribeirinho, que leva atendimento jurídico e social a comunidades isoladas. "Eu vim vender cachorro-quente aqui e conversei com um moço de vocês [do Projeto Ribeirinho] que me disse pra procurar o INSS que estavam aqui," explicou.
Com uma trajetória de trabalho desde os oito anos, Antônio passou por diversas profissões como vaqueiro, cerqueiro, madeireiro, serralheiro, calheiro e vendedor de cachorro-quente. "O atendimento foi muito rápido e é muito valioso o que vocês estão fazendo por essa comunidade. Esse dinheiro vai vir em boa hora, ontem eu não tinha nem arroz pra comer e hoje tô aposentado e vou conseguir comprar. Sou pai de 8 filhos e junto com a minha esposa crio também 2 netos que tenho a guarda na justiça. Só de energia eu tava devendo 3 mil reais, então veio em ótima hora, chega me emociono," revelou.
Joaride Pedroso de Alvarenga, técnico do seguro social, detalhou o caso. "O seu Antônio nos procurou querendo orientações porque havia realizado uma perícia já e estava sem informações. Fizemos o procedimento de consulta e verificamos pra surpresa dele que ele já estava aposentado com o benefício já disponível no banco pra recebimento em 9 de julho. Ele está com o benefício disponível desde fevereiro de 2024, então ele vai sacar o retroativo também," esclareceu.
Margarida Maria Leite: avó solicita guarda do neto