Notícias


Defensoria Pública atende comunidades de Alto Araguaia, Rondonópolis e Pedra Preta no início de abril

Evento é organizado ao longo do ano pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que em 2023 atenderá 72 comunidades com prestação de dezenas de serviços, entre eles, os de auxílio administrativo e jurídico

Por
30 de de 2023 - 17:18
 Defensoria Pública atende comunidades de Alto Araguaia, Rondonópolis e Pedra Preta no início de abril

DPMT atenderá em parceria com o Senar em todo o Estado - Foto por: Dimi Marques


Três comunidades rurais dos municípios de Alto Araguaia, Rondonópolis e Pedra Preta receberão o atendimento da Defensoria Pública de Mato Grosso na próxima semana, dias primeiro, quatro e cinco de abril, no Mutirão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Além dos atendimentos prestados por defensores e assessores jurídicos, eles terão mais de uma dezena de outros serviços como consultas médicas, odontológicas, emissão de segunda via de documentos, cortes de cabelo e emissão de fotografia 3x4.

A defensora pública que atua na área da Infância, em Várzea Grande, Cleide Regina Nascimento, informa que ao longo de todo o ano a Defensoria Pública atua como parceira do Senar e em 2023 o Mutirão Rural atenderá 72 comunidades, com várias equipes de defensores e servidores atendendo em vários municípios de Mato Grosso. Ela atenderá em Rondonópolis e Pedra Preta e o defensor Júlio Meirelles Carvalho, no município de Alto Araguaia.

“No mês de março atendemos e em abril vamos novamente. O tipo de atendimento que mais fizemos nos mutirões anteriores foram ações de pedido de pensão alimentícia, de guarda de crianças, de reconhecimento de paternidade, de legalização de separação, ações de saúde,  pedidos educacionais e declaração de hipossuficiência, mas atendemos demandas jurídicas no geral e prestamos orientações”.

Os atendimentos serão na Comunidade Paraíso, na Escola Municipal Patrocínio Joaquim Dias, no município de Alto Araguaia, no distrito de Vila Garça Branca, Escola Municipal Ari Griesangno, no município de Pedra Preta e no distrito de Nova Catanduva, na Escola Estadual Wellington Flaviano Coelho, em Rondonópolis. Além de consultas oftalmológicas, os atendidos que precisarem, receberão óculos de grau, terão palestras sobre saúde do homem e da mulher no campo, corte de cabelo, educação no trânsito e educação financeira.

O Senar explica que as comunidades atendidas são selecionadas pelo Sindicato Rural de cada município, de acordo com a necessidade e solicitações da população. “A importância de levar atendimento jurídico em locais de difícil acesso para pessoas que, muitas vezes, passam meses sem ir à cidade é imensurável, gratificante e fundamental para eles, pois recebem o atendimento onde residem, e quando é mutirão, resolvem vários problemas de uma única vez”, afirma a defensora.