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PRÉDIO NOVO


Defensoria realiza reunião de integração no Pantanal Business para alinhar detalhes da inauguração do novo núcleo cível unificado de Cuiabá

Reunião definiu detalhes de como será o atendimento à população, a partir do dia 22 de maio, no novo núcleo cível unificado de Cuiabá, que vai funcionar no edifício Pantanal Business (av. do CPA)

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10 de de 2023 - 12:52
 Defensoria realiza reunião de integração no Pantanal Business para alinhar detalhes da inauguração do novo núcleo cível unificado de Cuiabá

Bruno Cidade/DPMT


Na última sexta-feira (5), cerca de 125 colaboradores da Defensoria Pública de Mato Grosso, incluindo defensores, servidores, e estagiários, participaram de uma reunião de integração no edifício Pantanal Business (na av. do CPA), onde vai funcionar o núcleo cível unificado de Cuiabá – a previsão é de que o atendimento ao público tenha início no dia 22 de maio.

A defensora pública-geral, Luziane Castro, assim como os membros da atual Administração Superior, Rogério Borges Freitas, primeiro subdefensor-geral, Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora-geral, e Clodoaldo Queiroz, secretário executivo, marcaram presença no evento.

“Foi um projeto idealizado há mais de quatro anos. Desde 2019, vínhamos nesse processo de busca por um novo prédio. Queríamos muito mudar o Núcleo de Iniciais. O sonho foi ficando grande, vimos que precisávamos de um núcleo unificado para que os assistidos não ficassem pingando de núcleo em núcleo”, afirmou Luziane.

A Defensoria vai ocupar 12 dos 16 andares do prédio, mais o térreo, unificando o atendimento dos Núcleos de Iniciais, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fundiário, Conciliação, Direitos Difusos e Coletivos, e Segunda Instância Cível e Criminal, que hoje estão em diferentes pontos na mesma avenida, além de abrigar a Ouvidoria-Geral, Corregedoria, Escola Superior, e outras unidades administrativas.

“Estamos muito felizes que tudo que o idealizamos, um espaço adequado para atendimento à população de Cuiabá, vamos ter isso aqui. Pensamos em um local acolhedor mesmo, com muito carinho e esforço”, revelou a chefe da DPMT.

O espaço vai contar dois gerentes prediais – um pela manhã e outro à tarde, além de bombeiros civis e ascensoristas nos elevadores. O atendimento ao público na recepção funcionará das 8h às 18h.

Ao entrar no prédio, o cidadão vai ser recebido por um atendente treinado, que vai entregar uma senha, observando se é o primeiro atendimento (feito pelo setor de acolhimento) ou se é um atendimento agendado previamente (que será encaminhado aos guichês).

“O atendente vai fazer toda essa triagem. Às vezes, é um caso que o assistido precisa ser encaminhado para a rede de assistência do município. Vai ser um atendimento humanizado. Além disso, tem o espaço das crianças. Estamos recebendo doações de livros e brinquedos para deixar o espaço bem interessante”, explicou Luziane.

Cada andar contará com um ou mais núcleos identificados com cores diferentes. Após o atendimento inicial, no acolhimento ou nos guichês, o cidadão vai receber uma pulseira com a cor do núcleo onde será atendido para facilitar a identificação.

“É como num hospital. Primeiro, a enfermeira mede a temperatura, a pressão, verifica se ele vai ser atendido pelo médico, e depois o assistido vai receber uma pulseira”, comparou a defensora-geral.

De fato, o sistema de atendimento é similar a outros que já funcionam em hospitais e unidades de saúde, justamente pensando no grande fluxo de pessoas com diferentes tipos de demandas.

“Todos os andares vão contar com rádios de comunicação. Os elevadores do meio vão ser exclusivos para os assistidos. Os prestadores de serviços vão entrar pela recepção do prédio”, disse Luziane.

O Pantanal Business, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA), conta com uma recepção do lado direito, para servidores, defensores e demais locatários do prédio, enquanto a recepção da Defensoria Pública, onde será feito o atendimento ao cidadão, fica na porta central do edifício.

No período de mudança para o novo prédio, os atendimentos nos núcleos que vão funcionar no local estão sendo feitos de forma remota, em calendário divulgado gradativamente no site e nas mídias sociais da DPMT.

Por exemplo, os Núcleos de Defesa da Mulher, Consumidor, Conciliação, Direitos Difusos e Coletivos, Ouvidoria vão funcionar virtualmente de 8 a 19 de maio.

A partir do dia 22 de maio, o atendimento de todos os núcleos cíveis da Defensoria Pública em Cuiabá serão realizados no Pantanal Business.