Notícias

DIREITOS HUMANOS


Depois do casamento no Ribeirinho, há mais de dez anos, idoso também consegue se aposentar em Barão de Melgaço

Aide Marques de Oliveira, 64 anos, se casou há mais de dez anos no Ribeirinho Cidadão, e na manhã de hoje (dia 12) também conseguiu a tão sonhada aposentadoria no mutirão, em Barão de Melgaço

Por
12 de de 2023 - 15:14
 Depois do casamento no Ribeirinho, há mais de dez anos, idoso também consegue se aposentar em Barão de Melgaço


Aide Marques de Oliveira, 64 anos, tem uma relação de longa data com o Ribeirinho Cidadão. Ele se casou com Vandenir de Fátima Oliveira, 59 anos, há mais de dez anos, com o auxílio da Defensoria Pública e do Poder Judiciário. E, na manhã de hoje (dia 12), conseguiu a tão sonhada aposentadoria, após 39 anos e 10 meses de contribuição, sempre trabalhando como frentista, em Barão de Melgaço (121 km de Cuiabá).

“Vim correr atrás da minha aposentadoria. Graças a Deus, deu tudo certo. Faz muito tempo que estava querendo me aposentar, conversei com o meu patrão. Hoje, vim ao Ribeirinho e consegui”, relatou.

Enquanto isso, sua esposa aproveitou para fazer um RG novo, consulta no clínico geral, foi medicada, tomou a nova vacina contra a gripe e a quinta dose contra a Covid.

“É tão bom o Ribeirinho, traz tantos benefícios, tem juiz, defensor, INSS. Olha, é maravilhoso! Pra gente sair daqui e ficar correndo atrás fica complicado. A população tem sim que aproveitar porque é uma ótima oportunidade”, declarou Vandenir, que trabalha na Prefeitura como merendeira.

Oliveira tem cinco filhos – duas filhas do primeiro casamento, e três com Vandenir. Ele trabalhou como frentista de posto de combustíveis desde 1975.

“Estamos há 41 anos juntos. Nos casamos primeiro na igreja e depois no civil. Então, temos duas datas para comemorar”, contou a esposa.

Vandenir revelou que teve muita fé na aposentadoria do marido e veio para o mutirão com a expectativa de resolver a situação.

“Eu sou muito católica. Ontem à noite, rezei muito para Nossa Senhora de Fátima abrir as portas, mostrar a pessoa certa para nos auxiliar, e graças a Deus colocou duas pessoas maravilhosas nas nossas vidas”, disse.

Oliveira foi atendido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos parceiros do Ribeirinho Cidadão, assim como Detran, Corpo de Bombeiros, Politec, Receita Federal, Exército e Marinha do Brasil, levando assistência jurídica gratuita e serviços de cidadania, incluindo atendimento médico e odontológico, às comunidades ribeirinhas.

“Ele trouxe a carteira de trabalho. Fizemos uma simulação e verificamos que ele tinha 39 anos e 10 meses de contribuição. A melhor regra, que foi utilizada é a de aposentadoria por tempo de contribuição, pedágio de 50%, que foi a mais vantajosa para ele”, explicou Thompsom Queiroz de Campos, 39 anos, servidor do INSS.

Como já possuía toda a documentação, foi feita a atualização cadastral, incluindo o tempo que ele contribuiu como autônomo, e a aposentadoria dele saiu em apenas 15 minutos.

“A partir do início de maio, ele deve começar a receber o benefício, em um banco aqui mesmo de Barão. Para nós, é um sentimento de dever cumprido. Tivemos o privilégio de entregar a carta de concessão. Ver o brilho nos olhos dele é fantástico”, descreveu o servidor.

O frentista aposentado disse que saiu da bomba de gasolina para se casar e não esconde a felicidade por conseguir a aposentadoria após cerca de 40 anos de trabalho.

“Vocês estão de parabéns, que continue assim. É muito importante, aqui é um povo bastante carente e depende de vocês. Só temos que agradecer, primeiro a Deus, em segundo lugar, todos vocês”, destacou.

O casal já até adiantou que deve marcar presença novamente no Ribeirinho ano que vem. “Se Deus quiser!”, disseram em uníssono.