Notícias

EDUCAÇÃO EM DIREITOS


4º edição do Rualogia começa com foco em direitos e empoderamento LGBTQIAPN+

O evento destaca temas como cidadania, saúde e inclusão da população LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade

Por Paulo Henrique Fanaia
31 de de 2025 - 15:10
Paulo Henrique Fanaia 4º edição do Rualogia começa com foco em direitos e empoderamento LGBTQIAPN+


Direitos e deveres da população em situação de rua, debates sobre cidades e territórios, políticas de redução de danos de álcool e drogas e protagonismo e empoderamento da população LGBTQIAPN+, são alguns dos temas que serão discutidos nos dois dias do Projeto Rualogia, iniciado nesta quinta-feira (31), na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), em Cuiabá.

Coordenado pelo Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos em Atenção às Pessoas em Situação de Rua (Gaedic PopRua) da DPEMT, em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), o Rualogia tem como objetivo acolher as pessoas em situação de rua, abrindo um círculo de conversas onde todos podem trocar experiências e adquirir educação em direitos.

“Nosso objetivo é que a população em situação de rua conheça seus direitos, para que lutem por eles, vivam com mais dignidade e que um dia possam superar a situação de rua. O Rualogia não visa apenas passar conhecimento, nós queremos aprender e ouvir com essas experiências. Abrimos um espaço de muita escuta e de construção coletiva dos saberes para que o saber da rua chegue a todos e que as pessoas tenham acesso aos seus direitos. Queremos fortalecer os movimentos e lideranças pra que Mato Grosso tenha um movimento sólido em busca de cidadania para todos”, afirma a a coordenadora do Gaedic PopRua, a defensora pública Gabriela Beck dos Santos.

Esta é a 4ª edição do projeto que já foi reconhecido nacionalmente em 2024, quando o Rualogia ficou em segundo lugar no prêmio Boas Práticas PopRuaJud na categoria Impacto Social e Transformação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prêmio tem por finalidade reconhecer e divulgar iniciativas que promovam a melhoria do acesso à Justiça para a população em situação de rua, por meio de soluções inovadoras e práticas eficazes.

“A ideia do Rualogia é trazer a população em situação de rua para dentro da Defensoria Pública para que eles compartilhem suas experiências, modos de resistência e conhecimentos de direitos básicos. Não estamos aqui para dar palestras, a ideia é que eles se ajudem entre si e tenham a Defensoria Pública como intermediador. O projeto é extremamente exitoso, estamos na 4ª edição. Não queremos impor conhecimento de cima pra baixo, nossa ideia é capacitação e educação em direitos, é garantir que as pessoas aprendam a se defender com a Defensoria e não apenas pela Defensoria”, comenta o diretor da Esdep, Fernando Soubhia.

Participação nacional – Vindo da cidade de Natal (RN), José Vanilson Torres da Silva já participou das três edições anteriores do Rualogia em Mato Grosso. Coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Vanilson foi um dos idealizadores do projeto no estado do Rio Grande do Norte e hoje roda o Brasil levando educação em direitos para as pessoas em situação de rua.

Ele, que já esteve nas ruas por 27 anos, afirma que projetos como o da DPEMT são de extrema importância, pois ensinam as pessoas em situação de rua que elas são cidadãs e merecem respeito.

“O Movimento Nacional da População de Rua tem essa parceira forte e linda com a Defensoria Pública de Mato Grosso. A Defensoria já faz um trabalho maravilhoso, e porque não juntar isso, trazendo essa formação em direitos e deveres? O Rualogia é essa potência transformadora. Quem participa do projeto nunca mais será o mesmo, ele vai se contagiar com as informações para que possamos estar juntos nessa caminhada que não é fácil, mas é possível sair das ruas tendo políticas públicas estruturantes e conhecimento dos seus direitos”, afirma José Vanilson.

Quem também participa como palestrante desta 4ª edição do projeto é o assistente social Kedney Araújo. Ele traz sua experiência de Mato Grosso do Sul com o objetivo de conversar com as pessoas sobre as políticas de redução de danos de álcool e drogas.

“Vamos fazer uma roda de conversa visando essas pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, mas que não conseguem sair do vício. Nossa parceria com a DPEMT é antiga e ficamos muito feliz de contar com a instituição”, diz Kedney Araújo.

O Rualogia continua nesta sexta-feira (1ª), das 9h às 16h, com palestras e debates sobre mulheres, gêneros e raça; e exibição do filme “Ainda Estou Aqui”. O evento acontece no edifício Pantanal Business, avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá, na sala da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.