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ALINHAMENTO


Administração Superior sensibiliza servidores a atuarem com foco no cidadão vulnerável que precisa da Defensoria Pública

Das atividades mais simples às mais complexas e burocráticas, todas devem ser feitas, pensando em atender com excelência o público do órgão, o cidadão pobre, simples que vive dificuldades por falta de conhecimentos e meios de ação

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06 de de 2023 - 09:49
Administração Superior sensibiliza servidores a atuarem com foco no cidadão vulnerável que precisa da Defensoria Pública

Reunião pra alinhar foco de trabalho ocorrerá uma vez ao mês - Foto por: Bruno Cidade


Foco total no atendimento de todo cidadão mato-grossense sem dinheiro, sem conhecimento e sem meios de ação, cuja vida é prejudicada por falta de acesso a direitos e pela extrema vulnerabilidade social. Foi essa a tônica da segunda reunião de alinhamento de metas da Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso com os servidores coordenadores, gerentes e gestores das unidades administrativas da sede.

A missão: chegar, no menor tempo possível, a todos os municípios do Estado, priorizando a abertura do órgão naqueles locais onde a instalação já começou, mas ainda precisa do mínimo para fazer atendimentos presenciais, tal como estrutura física adequada e equipe de profissionais.  

A reunião foi conduzida pela defensora pública-geral, Luziane Castro, que abriu o encontro apresentando a intervenção da Defensoria Pública na vida de pessoas como o aposentado Francisco de Oliveira, 75 anos, que teve a aposentadoria bloqueada por uma decisão judicial, em abril de 2022, para saldar uma dívida de R$ 720. Ele só conseguiu sobreviver por cinco meses sem renda, com ajuda de amigos e conhecidos.

A Defensoria Pública tomou conhecimento do caso, descobriu a origem da dívida com auxílio da família do idoso, entrou em contato com o credor e apresentou as limitações de saúde, além da situação de pobreza em que Francisco vivia. Ao tomar conhecimento da real situação do idoso, a queixa foi retirada; o processo extinto e a aposentadoria, desbloqueada.

“Ao fazerem suas atividades na área meio quero que tenham em mente onde precisamos chegar. Precisamos alcançar os Franciscos que existem no Estado e que precisam de nossa ajuda. Essas pessoas são o foco de nossa atenção e é por elas que existimos e pensando nelas que devemos trabalhar”, disse Luziane.

Após repassar as prioridades relacionadas às instalações de Núcleos do órgão no Estado, os serviços e contratos vinculados a eles, a defensora-geral repassou informações sobre serviços que já estão à disposição, como a contratação de estagiários de pós-graduação; a reestruturação administrativa, que ocorrerá por lei e solicitou que os servidores estejam atentos às capacitações que serão disponibilizadas no ano. “Também quero que cada área apresente uma inovação no processo ou serviço da unidade, na próxima reunião, a ser marcada na primeira semana de março”.