Notícias

LUTA E ESPERANÇA


Apoio da DPEMT transforma a vida de mãe e filho em situação de vulnerabilidade

A atuação da Defensoria Pública abrange o apoio integral às famílias em situações de extrema vulnerabilidade social e emocional

Por Djhuliana Mundel
17 de de 2025 - 18:11
Apoio da DPEMT transforma a vida de mãe e filho em situação de vulnerabilidade


Nesta segunda-feira (17), o gabinete da defensora pública Cristiane Alencar recebeu uma visita especial de agradecimento por parte de Rosa Lina Silva Araújo, mãe de L.S.F., assistidos pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT). O caso de L.S.F, que foi preso em flagrante no dia 13 de fevereiro de 2023 por ter atacado uma vizinha enquanto estava em surto psicótico, é um exemplo de como a DPEMT pode atuar não apenas na defesa dos direitos dos assistidos, mas também no apoio integral às suas famílias. Desde a prisão do assistido, a Defensoria tem se empenhado em demonstrar a delicada condição de saúde mental de L.S.F, diagnosticado com esquizofrenia, e garantir que ele tivesse acesso ao tratamento adequado dentro da unidade prisional. 


L.S.F viveu, ao longo de sua vida, em uma situação de extrema vulnerabilidade familiar. Além da sua doença mental, ele convivia com a realidade de uma mãe que também enfrentava sérias dificuldades. Rosa Lina, uma mulher humilde e semianalfabeta, era alcoólatra e não possuía qualquer fonte de renda, sobrevivendo com a ajuda de vizinhos e da igreja. Esse cenário complicado impedia que L.S.F recebesse o cuidado necessário, o que exigiu um atendimento humanizado não só ao assistido, mas também à sua mãe. 

A atuação da Defensoria Pública foi intensa ao longo dos dois anos em que L.S.F permaneceu sob custódia do Estado. O apoio à mãe de L.S.F foi uma prioridade, com visitas regulares para fornecer suporte em questões relacionadas a procurações, requerimento de benefícios assistenciais, informações sobre o estado de saúde do filho e, muitas vezes, com o simples intuito de acolher e ouvir as preocupações de Rosa Lina. 

No caso do assistido, o atendimento presencial na unidade prisional foi uma necessidade constante. A Defensoria Pública interveio para assegurar que L.S.F tivesse acesso à saúde e fosse tratado com dignidade dentro do presídio, respeitando seus direitos fundamentais. 

Apesar das dificuldades enfrentadas, o esforço coletivo resultou em um final positivo. Após dois anos de trabalho constante, a prisão de L.S.F foi revogada e ele foi colocado em liberdade. Com a doença estabilizada e recebendo o tratamento adequado, ele pôde finalmente retornar ao convívio de sua mãe. 

A superação não se limita ao filho de Rosa Lina. Ela, que também passou por um processo de recuperação, conseguiu entrar em remissão do uso de álcool e, com a volta do filho para casa, vive um momento de felicidade e alívio. Em um gesto de gratidão, ela esteve na Defensoria Pública nesta segunda-feira para agradecer pelo apoio e acolhimento durante todo o período de luta. 

“Eu estou aqui para elogiar a doutora e outros mais que fazem parte do gabinete dela. Fui recebida muito bem no gabinete. Todas as vezes que eu vou aí, eu sou bem recebida. Eu estou muito feliz pela vitória do meu filho. A Defensoria tem um trabalho muito bonito de defender as pessoas que precisam. Essas são minhas palavras de carinho que eu tenho de dentro do meu coração para lançar para todos vocês. É de coração que eu estou muito feliz pelo meu Deus e pela doutora que faz esse papel de defender o próximo”, disse Rosa Lina. 

A história de L.S.F e sua mãe é um exemplo de como a atuação da Defensoria Pública vai além da justiça penal, abrangendo o apoio integral às famílias em situações de extrema vulnerabilidade social e emocional. “Atuar nesse caso foi a comprovação de que a atuação de um defensor público vai muito além do processo. Em muitos casos o defensor é limitado juridicamente a mudar a situação posta nos autos, mas fora do processo, temos uma capacidade gigante de mudar vidas”, disse a defensora pública.