Notícias

CONBRASCOM


Ascom da DPMT concorre com quatro trabalhos em três categorias ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023

Fotografia, mídias sociais e identidade visual dos Núcleos Cíveis concorrem com outros 140 trabalhos do Brasil inteiro, de órgãos do Sistema de Justiça, Ministério Público e OAB

Por Marcia Oliveira
04 de de 2023 - 14:03
Arquivo da Unidade Ascom da DPMT concorre com quatro trabalhos em três categorias ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023

Publicitários da Ascom têm quatro trabalhos inscritos no Conbrascom, em três categorias


A Assessoria de Imprensa e Comunicação da Defensoria Pública de Mato Grosso (Ascom/DPMT) se inscreveu e concorre com quatro trabalhos, em três categorias distintas, ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2023, organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A premiação será em Belém (PA), no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), nos dias 8, 9 e 10 de novembro. 

Os projetos inscritos pela DMPT foram nas categorias: fotografia, mídias sociais e campanha institucional de identidade visual dos Núcleos Cíveis Integrados. Os trabalhos são fotografias de inspeções do Gaedic Sistema Prisional feitas pelo publicitário e fotógrafo, Bruno Cidade; campanha de divulgação dos Núcleos Cíveis Integrados, feita pelas publicitárias Amarílis França e Bárbara Argôlo e a campanha de Comunicação Visual dos Núcleos Cíveis desenvolvida pela equipe de publicidade, composta pelos servidores citados acima e pela estagiária Ahim Militão.

Fotos: Alair Ribeiro - TJMT

Puderam ser inscritos projetos efetivamente divulgados pelas áreas de comunicação de órgãos como a Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante o período de primeiro de janeiro de 2022 a 31 de maio de 2023. Ao todo, 400 projetos foram inscritos em todas as categorias, maior número registrado de todas as edições do prêmio, segundo a organização. 

“É com grande entusiasmo e orgulho que a Ascom da DPMT participa do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em três categorias distintas: Fotografia, Mídia Social e Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público. Essa é uma oportunidade ímpar para a Ascom demonstrar a excelência do seu trabalho e ser reconhecida em âmbito nacional. Estamos competindo com mais de 140 projetos diretamente, de diferentes instituições e órgãos da justiça brasileira”, informou o publicitário Bruno Cidade.

A publicitária Amarílis ainda informa que a equipe se esforçou para apresentar as produções mais impactantes e relevantes nas categorias acima. “A nossa dedicação foi fundamental para coletar e preparar todas as produções que foram submetidas ao prêmio e estamos animados com essa oportunidade de mostrar nossos esforços em fazer uma comunicação ética, transparente e eficiente. Independente do resultado final, a participação no prêmio já é motivo de celebração e orgulho para todos nós envolvidos”, disse a publicitária Amarílis França.

 PROJETOS INSCRITOS

Categoria: Mídia Social
Título: Campanha de Divulgação do novo Edifício dos Núcleos Cíveis Integrados de Cuiabá

Descrição:  Com a unificação dos Núcleos Cíveis da Capital em um só edifício, saindo de uma estrutura de 4 pontos diferentes, se fez necessária uma ampla divulgação sobre a ação e tudo que mudaria a partir de então além da localização. Assim, foi elaborado um planejamento de conteúdos com várias temáticas para redes sociais, abordando de forma criativa, simples e assertiva diversos aspectos deste novo edifício como: Acessibilidade, Identidade Visual, Como Chegar e Aviso de Começo das Atividades. A ideia foi concebida, elaborada, executada, captada, editada e postada pela equipe de mídias sociais da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso em suas mídias sociais, com foco principal ao Instagram.

Categoria: Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público
Título: Comunicação Visual dos Núcleos Cíveis Integrados de Cuiabá

Descrição: O projeto de comunicação visual dos Núcleos Cíveis Integrados de Cuiabá foi pensado para atender a um alto fluxo de assistidos que visitam diariamente os 12 andares que a Defensoria Pública ocupa além de uma recepção para 300 lugares. A primeira etapa foi a contratação de uma empresa para elaboração de projeto arquitetônico com direcionamento e todo acompanhamento da Assessoria de Imprensa e Comunicação. Depois de apresentado e aprovado, o projeto foi licitado em sua fase de execução, tendo assim uma empresa de comunicação visual ganhado e materializado o projeto em todo os andares do edifício.

Categoria: Fotografia
Título: Inspeções do GAEDIC Prisional

Descrição: Força tarefa composta pela Corregedoria Geral de Justiça, Defensoria Pública (GAEDIC) e Pastoral Carcerária que visa fiscalizar o devido cumprimento da Constituição Federal, da Lei de Execuções Penais e de Tratados Internacionais, nos Estabelecimentos Prisionais do Estado de Mato Grosso, com foco na prevenção e combate à prática de torturas, tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. O objetivo principal é verificar a existência de ocorrência no ambiente carcerário de prática de torturas, tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, bem como as condições das instalações das unidades prisionais (estrutural e sanitária), a existência de trabalhos e projetos que garantam a remição de pena e recolocação social do apenado quando em liberdade. As inspeções são visitas surpresas realizadas pela Força Tarefa nas Unidades Prisionais do Estado de Mato Grosso, com acesso irrestrito ao interior do ambiente, sem a presença de Policiais Penais locais e visa atender as pessoas em privação de liberdade, garantindo-lhes condições dignas para o cumprimento de pena e a promoção de direitos, preservando sua integridade física e psicológica e evitando-se a exclusão social do ser humano privado de liberdade. No termino é apresentado relatório com o relato individualizado por estabelecimento.

Até o final de agosto os projetos serão julgados e os finalistas serão divulgados no dia dois de outubro. Essa é a 11ª edição do prêmio e para saber mais sobre o propósito dele, as categorias existentes, quem são os jurados, os organizadores, o regulamento com as regras de como e até quando participar, acesse o site oficial.