Ocorrências – O delegado que atua na Delegacia Especializada de Delitos contra Idosos, Marcos Veloso, informa que no ano passado, em 12 meses, três idosos faleceram por negligência e este ano, a Delegacia já registrou dois casos. “Os casos aconteceram em famílias muito humildes, muito simples, e não são casos dolosos, a família entendia que o que estava sendo feito era o que deviam e podiam. E uma coisa que aprendi ali, naquela Delegacia, foi a não julgar, mas, entender. Peguei um caso em que o idoso abandonou a família há 44 anos e agora, precisou dos filhos e da família que deixou. Entramos em contato com o filho dele e ele disse, ‘meu pai foi a vida, a vida que me educou’. Porém, para a legislação, apesar de não terem tido uma relação afetiva, o filho é o responsável pelo pai”, explica.
Para o delegado, ser idoso no mundo, no Brasil e em Mato Grosso é muito difícil. E por esse motivo, a discussão e a atuação do Renadi no estabelecimento de políticas públicas para esse público é uma iniciativa ímpar e necessária, que hoje conta com a força de quase todos os órgãos de Estado envolvidos no tema.
“Essa análise não é minha, existe uma declaração de um cientista que afirma que quem conseguir sobreviver essa década, dificilmente viverá menos que 100 anos. A tendência é do número de idosos e os problemas relacionados a eles crescer. Nós não temos uma cultura de pensar o futuro. Não sabemos envelhecer. E saber envelhecer não é fazer caminhada, ter estrutura, um plano de saúde, recursos, mas é construir um ecossistema familiar para te acolher quando você não for autossuficiente, quando você não puder mais fazer suas necessidades sozinho”, avaliou.
Outras Pautas – Além dos ILPI’s e o andamento de suas obras, o TJ informou aos integrantes do Comitê que já tem um plano de ação para capacitar integrantes do Renadi e servidores do órgão que atuarão em rede, no tema idoso e cobrou que outros órgãos e Poderes apresentem o mesmo. Os profissionais que debaterão a temática já foram escolhidos e o processo de licitação para compra do serviço está em andamento.
Integram a Renadi em Mato Grosso, além do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT); a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SECEL), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Defensoria Pública do Estado (DPE/MT), Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), Conselho Estadual da Pessoa Idosa (Cededipi).