Notícias

NOVA LEI DE LICITAÇÕES


Controle Interno e Assessoria Jurídica lançam pesquisa interna com foco na melhoria da fiscalização de contratos

As unidades lançaram uma pesquisa, composta por 19 perguntas, para que elaborem um diagnóstico das dificuldades do exercício da atividade e a partir dele, possam dar apoio aos servidores e defensores

Por Marcia Oliveira - Assessoria de Imprensa e Comunicação da DPMT
24 de de 2023 - 16:50
Divulgação Controle Interno e Assessoria Jurídica lançam pesquisa interna com foco na melhoria da fiscalização de contratos

Controle Interno e Assessoria Jurídica passam a auxiliar fiscais de contatos


Desde a segunda-feira (22/5) está disponível, no e-mail institucional dos defensores e servidores, um questionário feito pela Unidade de Controle Interno (UCI), em parceria com a Assessoria Jurídica (AJU) da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), com o objetivo de identificar dificuldades, dúvidas e problemas enfrentados pelos responsáveis em fiscalizar contratos da Instituição com terceiros, após a aplicação da nova Lei de Licitações e Contratos 14.133/2021. 

A nova lei de licitações estabelece em seu artigo 8º, parágrafo 3º, que os fiscais de contrato tenham auxílio da área Jurídica e do Controle Interno na atividade de fiscalização e, por esse motivo, além da pesquisa, ambas as unidades criaram o e-mail: apoioaofiscal@dp.mt.gov.br, para que possam auxiliar os interessados, além de um check-list e uma orientação técnica, a 01/UCI/2022. 

A coordenadora da UCI, Francisca Lia Girão, pondera que o check-list é um documento orientador e reforça que, dependendo do tipo de contrato, ele pode ser pontualmente adaptado. “Ele é um instrumento de auxílio ao fiscal, mas pode ser adaptado de acordo com o tipo de contrato”. 

O questionário é composto por cerca de 20 perguntas objetivas e descritivas. A partir das respostas, as duas unidades pretendem elaborar atuações com base nos pontos que se mostrarem mais sensíveis.  

“A nova lei determina que o órgão de Controle Interno e a Assessoria Jurídica prestem esse apoio aos fiscais e para conhecermos os pontos mais críticos para a execução da atividade fiscalizadora, decidimos fazer a pesquisa. Por esse motivo pedimos o apoio de todos que exercem a função, na resposta às perguntas”, explica o gestor da AJU, Evaldo de Barros Sobrinho.

A pesquisa foi encaminhada por e-mail institucional e pode ser acessada por meio de um link. Ao responder, é solicitado do defensor e do servidor, o uso do e-mail funcional. Dúvidas ou informações podem ser sanadas pelo e-mail acima e a pesquisa ainda não tem um prazo fixado para ser encerrada, porém, quanto antes for respondida, as unidades poderão atuar no auxílio.