Notícias

HUMANIZAÇÃO


Defensor público de MT assina artigo em livro nacional sobre o Tribunal do Júri

Obra reúne experiências de defensores públicos no Tribunal do Júri e homenageia aprovados do último concurso da Defensoria do Paraná

Por Marcia Olivera
22 de de 2025 - 14:32
Ilustração Defensor público de MT assina artigo em livro nacional sobre o Tribunal do Júri

Defensor público em MT integra livro que trata de histórias do Júri Popular


O defensor público que atua na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), Carlos Eduardo de Souza, é um dos autores do recém-lançado livro A Faixa Verde no Júri – Volume 6, obra coletiva que reúne relatos verídicos e marcantes de defensores públicos de todo o Brasil que atuam no Tribunal do Júri. 

Publicado pela Editora D'Plácido, o livro dá continuidade à série que se consolidou como uma homenagem à dedicação e ao compromisso desses profissionais com a justiça e os direitos fundamentais dos acusados. 

Em seu capítulo intitulado “O Júri e a Tela: o caso dos réus distantes”, Carlos Eduardo aborda de forma sensível e crítica os desafios enfrentados quando os réus participam de sessões do júri à distância, por meio de videoconferência — prática que se intensificou com a pandemia e que, segundo o autor, pode comprometer a percepção dos jurados, o exercício pleno da defesa e a própria humanização do processo.

Com base em um caso real, o defensor analisa as implicações dessa nova dinâmica no rito do júri, destacando como a ausência física dos réus pode impactar negativamente a formação do juízo dos jurados. Ele reforça que o contato direto entre julgadores e acusados é parte essencial do julgamento popular, pois o Tribunal do Júri é, acima de tudo, um espaço onde se decide sobre a vida e a liberdade com base em elementos humanos e subjetivos.

A contribuição de Carlos Eduardo se soma a outras histórias emocionantes e reflexivas presentes na coletânea, que evidenciam não apenas os embates jurídicos, mas também os dilemas éticos, as tensões emocionais e a profunda responsabilidade envolvida na atuação dos defensores e defensoras no plenário. 

O livro é dedicado aos aprovados no II Concurso da Defensoria Pública do Estado do Paraná, e mais uma vez reafirma o papel da Defensoria Pública como instituição essencial à justiça, especialmente quando a liberdade está em jogo. 

No volume, 22 defensores públicos compartilham em 14 textos histórias que viram, ouviram e sentiram nas experiências nos Tribunais do Júri. Os textos são assinados por defensores públicos como Cleber Francisco Alves, Monaliza Maelly Montenegro, Adalberto Pelli, Liz Vieira Machado, Anderson Medeiros de Morais, entre outros. A organização é de Helena Morgado, Renata Tavares da Costa, Rodrigo Casimiro Reis e Vitor Eduardo Tavares de Oliveira. 

O Volume 6 poderá ser disponibilizado em breve no site da Editora D’Plácido e em eventos institucionais ligados à Defensoria Pública. “Dedicamos este sexto volume da série 'A Faixa Verde no Júri' às defensoras e aos defensores públicos aprovados no II Concurso da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Que este livro seja um incentivo para que vocês continuem trilhando uma trajetória marcada pela coragem, sensibilidade e compromisso com a justiça”.