Notícias

EVENTOS


Defensoras e Defensores Públicos comemoram o seu dia no 5º Encontro Estadual com dados sobre avanços e modernização do órgão

O 5º Encontro Estadual de Defensoras e Defensores Públicos aconteceu nesta sexta-feira (19/5), no Hotel Holiday Inn, em Cuiabá, e reuniu os profissionais de todo MT para comemorarem o seu dia e conhecerem as ações exitosas e os desafios do órgão em 2023

Por Márcia Oliveira
19 de de 2023 - 20:18
Bruno Cidade/DPMT Defensoras e Defensores Públicos comemoram o seu dia no 5º Encontro Estadual com dados sobre avanços e modernização do órgão

Membros comemoram Dia da Defensora e do Defensor Público em Cuiabá


O 5º Encontro das Defensoras e dos Defensores Públicos de Mato Grosso foi aberto na manhã desta sexta-feira (19/5), no hotel Holiday Inn, em Cuiabá, com a prestação de contas do trabalho desenvolvido pela Administração Superior do órgão, nos últimos cinco meses, aos profissionais. O evento seguiu até as 17h30, fechando a semana de comemorações em homenagem ao Dia da Defensoria Pública e de seus membros, festejado hoje. 

Avanços tecnológicos nas condições de trabalho, na ampliação de recursos humanos, na reforma e locação de infraestrutura adequada, os ganhos da carreira, a ampliação da representatividade política da instituição e a eficácia na aplicação e gestão dos recursos públicos estiveram entre os temas abordados. 

A abertura do evento foi feita pela defensora pública-geral, Luziane Castro, que parabenizou os colegas pelo dia e ressaltou que a Administração vem desempenhando um trabalho intenso, modernizador e de muito resultado, nos últimos cinco meses, dando sequência ao que foi desenvolvido pelo ex-defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, gestão na qual atuou como secretária executiva. 

“Parabenizo a todos e todas pelo nosso dia e agradeço a presença de vocês aqui, para que acompanhem um pouco do trabalho desenvolvido por nossa equipe de gestores, pessoas nas quais tenho uma confiança absurda e às quais sou muito grata. Sempre trabalhamos juntos e nesta gestão continuamos na mesma toada, logo, esse trabalho é feito por nós quatro, com dedicação integral e muito amor”, disse. 

Em seguida, Luziane apresentou os avanços feitos pelo órgão, de janeiro a maio, aos presentes. Entre eles, a defensora-geral citou o Plano Diretor de Tecnologia e a contratação de uma empresa multinacional de aconselhamento, para auxiliar o órgão a planejar e a tomar decisões que facilitem a vida do cidadão, com foco nos próximos dez anos. Ela citou o uso das informações em licitações de itens tecnológicos, por exemplo, afirmando que os conselheiros indicam o que há de melhor e de mais econômico no mundo. 

“Nos últimos quatro anos conseguimos garantir internet com fibra óptica para todos os núcleos, com quantidade de dados suficientes para desempenharmos nosso trabalho. Agora, avançamos e somos referência em Mato Grosso na armazenagem de dados na nuvem, processo que, além de econômico, garante a qualidade de nosso trabalho. Até dezembro, nossa TI terá migrado para a nuvem todos os nossos arquivos e não teremos mais que armazenar informações de trabalho em Pen Drives e HDs. Isso mostra que estamos dando passos firmes rumo à modernização”, disse. 

Eficiência - O primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas, apresentou dados do trabalho de sua equipe, também, de janeiro até maio, ressaltando o aumento no volume de atuação, em paralelo com a manutenção do mesmo número de servidores. Ambos os gestores, Luziane e Freitas, fizeram questão de ressaltar o trabalho dos servidores da TI, da Licitação e Contratos, que com um número exíguo de servidores, executam inúmeras tarefas de alto nível e responsabilidade. Ele também parabenizou os colegas da segunda turma de profissionais a ingressar no órgão. 

“Lembro que ontem (18/5) a turma de defensores que ingressou no órgão em 2014, completou 19 anos de atuação e quero dar os parabéns a vocês. E também, quero dizer que tenho imensa satisfação em compor essa equipe de gestores”. 
Freitas apresentou números que evidenciam a eficiência e economicidade na aplicação dos recursos públicos ao informar que em 2022, executou 98,62% do orçamento daquele ano, sem ressalvas apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os valores melhoraram a qualidade do atendimento ao público, a infraestrutura de núcleos, o acesso do órgão à tecnologias, equipamentos, serviços, capacitação, entre outros.  

 Ele lembrou que em 2022, entre a cotação e o processo de licitação, o órgão economizou R$ 26,1 milhões e gerenciou 165 contratos e que, até maio deste ano, sua equipe já faz a gestão de 72 contratos. Em 2023, foram feitos 18 procedimentos de licitação e em todos, Freitas lembra que sua equipe estudou muito, tanto pela novidade de alguns objetos, quanto para aplicar a nova lei de licitações, 14.133/2021. 

 “Cada um desses contratos é fruto de uma licitação, dispensa de licitação ou processo de inexigibilidade e todos eles foram aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Pode parecer pouco para outros órgãos, mas para nós, é um número muito grande, diante de nossos recursos humanos. E digo, nossas contas estão rigorosamente em dia e nossos processos são exemplos de eficácia e economia, tanto que outros órgãos rotineiramente fazem adesão a eles”. 

Expansão - A segunda subdefensora pública, Maria Cecília da Cunha, mostrou os planos de expansão do órgão para outros 12 municípios, tão logo o concurso público para a seleção de membros for homologado e a contratação dos 11 primeiros aprovados nas vagas, seja autorizada. Ela informou quais são os municípios que mais precisam da atuação: Comodoro, Água Boa, Colíder, Campo Novo dos Parecis, Guarantã do Norte e Matupá, Barra do Bugres, Pontes e Lacerda, Sapezal, Mirassol D’Oeste e Rio Branco, Brasnorte e Porto dos Gaúchos. Maria Cecília mostrou quais são os núcleos no Estado que passarão por reforma ou terão prédios locados, os que estão com reformas em andamento e quais locais terão núcleos construídos.   

Encontros Regionais - O secretário executivo, Clodoaldo Queiroz, informou sobre a programação de encontros regionais, que serão cinco no total, sendo o primeiro de 29 a 30 de junho, em Barra do Garças e os seguintes em Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Cuiabá, ainda sem data definida. 

Novo Site - Queiroz também apresentou aos membros o novo site da Instituição, que passou a operar hoje, no mesmo endereço eletrônico: https://defensoria.mt.def.br, com a proposta de ser de fácil manuseio, mais intuitivo e simples para o cidadão, além de trazer novas funcionalidades para quem o alimenta. O secretário executivo encerrou as apresentações do período da manhã informando sobre a atuação política da Administração Superior junto a outros órgãos e sobre as propostas de comemoração dos 25 anos da Defensoria Pública de Mato Grosso, em fevereiro de 2024. Entre as propostas está a execução de um mutirão de atendimento à população e o lançamento de um livro, em sessão solene, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.  

Retorno - Para os defensores públicos presentes na comemoração, a Administração Superior acertou no modelo do encontro. “Estou gostando muito do evento, vejo uma adesão muito grande dos colegas e acho que isso é um reflexo do modelo de administração atual. Isso reflete na união dos defensores, no fortalecimento da Instituição e nos revigora. Não conhecemos, com tantos detalhes, as dificuldades que existem para administrar o órgão e essa é uma oportunidade”, disse o defensor que atua em Rondonópolis, João Cláudio de Souza. 

O defensor que atua no Núcleo de Iniciais em Cuiabá, Carlos Brandão, que está na Defensoria Pública desde o funcionamento do órgão no Estado, avalia que a mudança do órgão nos últimos anos foi muito grande e expressiva. “Essas pessoas que estão na administração têm uma visão mais aberta à modernidade e nessas ocasiões, nos informam do que estão fazendo, pois estando no atendimento do dia a dia, na lida com o assistido, ficamos alheios às questões administrativas. Acho importante esse modelo porque nos esclarece e tira dúvidas”.