Notícias

INAUGURAÇÃO


Defensoria Pública de Mato Grosso inaugura novo núcleo no interior mato-grossense

Na tarde desta quarta-feira, 28, foi inaugurado o núcleo da Defensoria Pública de Mato Grosso de Nova Xavantina, cidade a aproximadamente 650 quilômetros da capital Cuiabá.

Por Bárbara Argolo
29 de de 2023 - 10:04
Bruno Cidade/DPMT Defensoria Pública de Mato Grosso inaugura novo núcleo no interior mato-grossense


A inauguração do núcleo faz parte da meta da atual gestão de levar atendimento jurídico gratuito à todas as comarcas do estado de Mato Grosso.  

A defensora pública-geral Luziane Castro destaca a necessidade do núcleo na região. “A defensoria pública tinha uma dívida que com a região do Araguaia, especialmente com Nova Xavantina.” 

Luziane reforça ainda que “Enquanto administração, a gente entrega hoje essa nova instalação, um espaço com muita dignidade pra atendimento e acolhimento desse cidadão. É com muita alegria que a gente hoje entrega e repara e essa dívida histórica que nós tínhamos com os moradores aqui nessa região.” 

Os atendimentos a população de Nova Xavantina eram realizados anteriormente em uma pequena sala no fórum da cidade, e agora passa a ser em um prédio amplo e moderno, totalmente reformado e estruturado para receber os cidadãos nova xavantinenses. 

 Tiago Passos, defensor público e coordenador do núcleo de Nova Xavantina evidencia o número de atendimentos que o núcleo realizou neste ano, antes mesmo da inauguração oficial do novo prédio. 

“A cidade tem aproximadamente 20 mil habitantes, pessoas simples, carentes, o que torna a nossa demanda considerável. Nos primeiros seis meses do ano tivemos mais de 1900 atendimentos e isso reflete a necessidade da presença da Defensoria Pública nessa região.”

Tiago se emociona ao falar sobre o início dos trabalhos na cidade. “Quando eu iniciei os trabalho aqui (em Nova Xavantina), o núcleo era uma sala de 2x2 no antigo fórum, o que dificultava a nossa presença em uma prestação de serviço adequada. Hoje esse prédio vem demonstrar a dignidade que os assistidos merecem e reforçar o compromisso da defensoria pública com a população.”