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RELATÓRIO ANUAL


Defensoria Pública de MT realizou mais de 548 mil atendimentos em 2024

Foram registradas 368 mil petições cíveis, mais de 236 mil petições criminais, 42 mil de segunda instância, e 7 mil acordos extrajudiciais no ano passado

Por Alexandre Guimarães
13 de de 2025 - 16:51
Bruno Cidade/DPEMT Defensoria Pública de MT realizou mais de 548 mil atendimentos em 2024


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) realizou 548.808 atendimentos no ano passado, conforme o relatório divulgado pela Corregedoria-Geral do órgão. 

“Recebemos esses números com muita alegria porque, especialmente ao longo dos dois últimos anos, estamos fortalecendo o trabalho da Defensoria Pública para que possamos entregar um serviço com cada vez mais excelência”, ressaltou a defensora pública-geral, Luziane Castro.

O número do ano passado é muito semelhante ao de 2023, quando foram efetuados 551.108 atendimentos. Entretanto, o ano retrasado foi de transição entre os formulários online (Google Docs) e o sistema Solar, cujo uso passou a ser obrigatório em todos os núcleos da DPEMT em junho de 2023. Portanto, 2024 marcou o primeiro ano com 100% dos dados extraídos do novo sistema de atendimento. 

“Nos últimos anos, ampliamos o quadro de defensores e chegamos a todas as comarcas de Mato Grosso. São números extremamente confiáveis porque hoje todo o atendimento ao público consta em nossa base de dados no sistema Solar, devidamente acompanhado pela Corregedoria. Isso representa uma evolução significativa nos trabalhos da atividade-fim da Defensoria Pública”, pontuou a chefe da DPEMT.

No total, 179.305 cidadãos foram cadastrados no Solar no ano passado e foram efetuadas 50.327 audiências, além de 41.800 atividades extraordinárias diversas.

“E o mais importante é que sabemos que foi um atendimento de excelência. Destaco os acordos extrajudiciais, esse número significativo de 7 mil, e o nosso objetivo é ampliar cada vez mais”, afirmou Luziane.

O mês com o maior número de atendimentos foi julho (53.251), enquanto o mês com o menor número foi dezembro (31.062), em decorrência do recesso forense do Judiciário (20 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025).

Foram registradas 368 mil petições cíveis no ano passado, sendo 336.291 movimentações processuais, 29.225 petições iniciais e 2.484 recursos.

Já na área criminal, 236.862 petições foram protocoladas, incluindo 210.516 movimentações processuais, 15.331 respostas à acusação e 10.246 recursos.

Na segunda instância, foram 42.333 petições, com 38.256 movimentações processuais, 2.083 contrarrazões de recursos e 1.994 recursos ou ações autônomas de impugnação.

No tocante aos acordos extrajudiciais, foram efetuados 7.257 acordos, incluindo 3.200 acordos de conciliação (42,5% do total), 2.463 ofícios de notificação (32,7%), e 1.864 acordos de mediação (24,8%).

Em relação aos processos recebidos, foram 443.511 no total, sendo 339.651 em andamento (76,6%) e 103.860 que já contam com decisão judicial (23,4%). Setembro foi o mês com o maior volume de processos recebidos (34.115).

Além disso, foram realizados 23.360 atendimentos a pessoas privadas de liberdade, bem como crianças e adolescentes apreendidos.

“Esses números refletem o compromisso da nossa Instituição com a defesa dos direitos da população mais vulnerável. Esses resultados demonstram não apenas a produtividade, mas também a importância do papel da Defensoria Pública na resolução de conflitos, na promoção do acesso à justiça e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o corregedor-geral da DPEMT, Carlos Eduardo Roika.

Relatório anual de atividades – O documento de 2024 foi elaborado a partir dos dados lançados pelos servidores e defensores públicos no Solar, um sistema de atendimento inicial, triagem e continuidade, com capacidade para armazenar arquivos digitais e documentos necessários aos serviços prestados pela DPEMT aos cidadãos.

De acordo com a Corregedoria, o sistema, que começou a ser implementado em junho de 2023, gerou todos os dados de atendimentos em 2024, cujo relatório de atividades foi elaborado com a utilização da ferramenta Metabase.

O Solar ainda está em processo de integração ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), o sistema de tramitação processual do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).