Sonhar, trabalhar, concretizar - A defensora pública-geral, Luziane Castro, afirma que todos os prêmios são encarados pelos gestores do órgão como o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação, humanização, foco, metas e objetivos claros, ao longo dos últimos anos. Todos esses elementos teriam permitido ao órgão acolher o cidadão vulnerável, em diversas demandas, executando com eficácia os recursos públicos. E posteriormente, prestar contas ao cidadão, da forma como esses recursos foram gastos.
“Existe um trabalho que vem sendo desenvolvido, com foco em entregar serviços eficientes à população vulnerável do Estado, por meio de gestão eficaz dos recursos públicos. E esses prêmios nacionais indicam que o nosso trabalho está sendo bem feito, pois não existe premiação, sem que antes, seja evidenciado um trabalho. Alcançar o Selo Diamante para nós, por exemplo, foi fantástico porque começamos com um índice de transparência de 64% e, em dois anos, atingimos quase 100%. Avalio isso como algo sensacional”, afirmou a defensora-geral.
Luziane lembra que outro dos prêmios ganhos avaliou a liderança inovadora nas Defensorias Públicas, e que para esse, ela não se inscreveu, foi indicada. E após votação, foi escolhida como a vencedora. Porém, reforça que o trabalho que trouxe um prêmio, está conectado ao trabalho que trouxe os outros.
“Há cinco anos a Defensoria Pública funcionava inteiramente de forma analógica, os nossos processos eram todos em papel. Hoje, tudo foi digitalizado. Os processos administrativos são abertos num sistema, os jurídicos em outro e estudamos atualizações para eles não ficarem obsoletos. Transitamos do arcaico para o contemporâneo, num curto espaço de tempo. Investimos em equipamentos, em redes lógicas para melhorar o sinal e a robustez da internet, em padronização estética dos prédios para facilitar a localização e o conforto do cidadão, treinamos, capacitamos e ampliamos nossos recursos humanos. É muito trabalho intenso e isso respalda os nossos grandes avanços”, avaliou.
O prêmio mencionado acima pela defensora é o Judiciário Exponencial Liderança Inovadora – no qual Luziane venceu a 5ª edição. A premiação tem o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas e projetos que inovam na gestão e no uso de tecnologia. A escolha do vencedor foi feita através de votação entre membros e servidores do Sistema de Justiça.