Em 2024, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) alcançou um marco importante na melhoria do atendimento à população de cidades do interior com a entrega, ampliação ou reforma de 18 núcleos regionais. A medida visa garantir um acesso mais eficiente à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que frequentemente enfrentam desafios para obter suporte legal em regiões distantes da capital.
Ao longo de 2024, a DPEMT fez a reforma predial e ampliação dos núcleos de Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, Sorriso, Tangará da Serra, Matupá, Alto Taquari, Querência, Poconé, Cotriguaçu, Primavera do Leste e Sapezal. Além de inaugurar os núcleos de Santo Antônio de Leverger, São José do Rio Claro, Peixoto de Azevedo, Sinop, Itaúba, Vera e Nova Ubiratã.
A melhoria desses núcleos faz parte de um esforço contínuo para descentralizar o atendimento jurídico e proporcionar um serviço de qualidade em todas as regiões do estado. As reformas, por sua vez, não só modernizam as instalações, mas também criam um ambiente mais acolhedor e acessível para os cidadãos que necessitam dos serviços da Defensoria Pública.
“É a administração se empenhando muito para que a Defensoria Pública efetivamente tenha locais adequados para o atendimento à população, levando para a população do estado de Mato Grosso, para a população que mais precisa, aquilo que ela precisa: acolhimento, atendimento humanizado e um olhar cuidadoso para as suas demandas”, contou a defensora pública-geral, Luziane Castro.