A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participou, nesta terça-feira (25), da cerimônia da 10ª edição do Prêmio Estadual Ruth Marques Corrêa da Costa, organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), no Sebrae Sustentabilidade, em Cuiabá.
Na cerimônia, duas mulheres com atuação na área jurídica foram as premiadas este ano, a desembargadora Maria Erotides Kneip e a advogada Ana Emília Sotero, falecida em agosto deste ano.
A representante da DPEMT no evento, a defensora pública e integrante do Núcleo de Defesa da Mulher de Cuiabá (Nudem), Rosana Leite, recordou sua ligação intensa com o trabalho do CEDM, entidade que presidiu de 2012 a 2016, quando conseguiu estabelecer o Prêmio Ruth Marques com a Portaria nº 31/2016.
Ela reforçou a importância da comemoração, no Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, lembrou do primeiro seminário promovido pelo Conselho, em 2014, feito com intenção de dar visibilidade ao Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril, data que mencionou ser pouco lembrada à época. “Foi durante aquele processo, no primeiro seminário, que surgiu a ideia de instituir uma premiação para reforçarmos a defesa da mulher e o nome da professora Ruth Marques foi o mais indicado numa votação aberta, dentre os nomes que sugerimos”, recordou.
Rosana explicou que Ruth Marques entrou na lista para dar nome ao prêmio por ter sido uma mulher de vanguarda, a primeira presidente de associação de professores de Cuiabá, diretora por 19 anos da escola Bernardina Rich e atuante na iniciativa privada, como dona da escola privada Santa Cecília. “Hoje, com grande alegria, o Conselho homenageia a desembargadora Maria Erotides Kneip, que, assim como Ruth, abriu caminhos para tantas outras mulheres que como a senhora, são ícones e fonte de admiração nesse trabalho”, declarou.