Notícias

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE RUA


Defensoria Pública realiza primeira Ronda dos Direitos Humanos de 2025 em Cuiabá

Durante a ronda foram prestados serviços jurídicos e administrativos como de retificação de nome e gênero, abertura de processos e repasse de informações

Por Marcia Olivera
03 de de 2025 - 17:39
Arquivo Pessoal Defensoria Pública realiza primeira Ronda dos Direitos Humanos de 2025 em Cuiabá

Ronda dos Direitos Humanos atendeu pessoas no Beco do Candeeiro, em Cuiabá


Os defensores públicos que integram o Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos da População de Rua (Gaedic/Pop Rua) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso atenderam com informações, orientações e serviços jurídicos e administrativos a 20 pessoas em situação de rua na primeira Ronda dos Direitos Humanos de 2025. O atendimento foi feito para pessoas que estavam no Beco do Candeeiro, região central de Cuiabá. 

Durante uma ronda foram abertos processos, feita solicitação de segunda via de documentos civis, encaminhamentos para acolhimento institucional, dado apoio em situações de violência e violação de direitos e repassada informações sobre processos de mudança de nome, gênero e outros. 

A nova coordenadora do grupo, a defensora pública Gabriela Beck, informou que entre os casos atendidos esteve o de uma mulher trans que solicitou a segunda via da Certidão de Nascimento em uma outra ronda, mas não portava os novos documentos ainda, por ignorar onde estavam. “Informamos para ela que a nova documentação já está no Centro Pop, com as alterações e que ela pode ir buscar. Ela se emocionou, chorou muito. Foi um momento de grande impacto para todos nós”, disse.

Gabriela informou ainda que a maioria das pessoas abordadas demonstrou interesse em sair das ruas, mas afirmam que o desejo esbarra em grandes dificuldades, como a falta de políticas públicas adequadas voltadas para elas, principalmente relacionadas a trabalho e moradia. “Sem políticas de inserção no mercado de trabalho e programas habitacionais acessíveis, o ciclo da rua se perpetua”, explica a defensora.  

As pessoas abordadas são de Cuiabá, outros municípios de Mato Grosso e também de outros estados. “Elas são de lugares variados do país”. Gabriela afirma que a intenção é que a Ronda ocorra bimestralmente e seja ampliada para outros pontos da Capital.

A defensora reforça que o Gaedic Pop Rua precisa de uma atuação integrada com outros órgãos públicos e a sociedade para promover dignidade e inclusão dessa população. Participaram da Ronda os integrantes do Gaedic, os defensores públicos estaduais Maicom Vendruscolo, Robson Guimarães, o defensor público federal, Renan Sotto Mayor e as defensoras públicas estaduais Lígia Nascimento e Jacqueline Gevizier. Participaram também servidores e estagiários: Danilo Belo, Moisés Almeida e Paulo Henrique de Souza, Jamilly da Costa e Nickole Frizzarim.