Notícias

TRABALHO RECONHECIDO


Defensoria Pública recebe reconhecimento por suas transformações tecnológicas em 2024

As mudanças, que visam tornar os processos mais ágeis e acessíveis, foram além de simples adaptações digitais

Por Djhuliana Mundel
30 de de 2024 - 13:00
Defensoria Pública recebe reconhecimento por suas transformações tecnológicas em 2024


Em 2024 a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) deu importantes passos visando adotar soluções tecnológicas voltadas à melhoria da eficiência na gestão interna e no atendimento à população. As mudanças, que visam tornar os processos mais ágeis e acessíveis, foram além de simples adaptações digitais, refletindo um compromisso contínuo com a modernização e o aprimoramento dos serviços públicos. 

A adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi uma das grandes mudanças. Com o SEI, a Defensoria Pública passou a digitalizar e agilizar a tramitação de documentos internos, o que não só contribuiu para a redução de custos com papel e espaço físico, mas também promove uma gestão mais eficiente e transparente. A inovação facilita a troca de informações entre as unidades da Defensoria, garantindo maior celeridade no andamento dos processos. Outro grande marco foi a utilização do Sistema de Solução Avançada de Atendimento de Referência (Solar), uma plataforma de atendimento inicial, de triagem, de atendimento em continuidade, com capacidade para armazenar arquivos digitais de informações, providências relevantes e documentos necessários à adoção das medidas judiciais e extrajudiciais tomadas para garantir direitos do cidadão que procura os serviços da DPEMT.

Outro grande marco foi a utilização do Sistema de Solução Avançada de Atendimento de Referência (Solar), uma plataforma de atendimento inicial, de triagem, de atendimento em continuidade, com capacidade para armazenar arquivos digitais de informações, providências relevantes e documentos necessários à adoção das medidas judiciais e extrajudiciais tomadas para garantir direitos do cidadão que procura os serviços da DPEMT. 

“O objetivo é minimizar riscos gerenciais, passíveis de apuração administrativo correcional, além de facilitar o acesso a dados. O uso padrão do sistema também garante o aumento da produtividade e da celeridade na tramitação de documentos dos usuários e processos, e tudo está pautado nas diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, diz trecho da resolução que estabeleceu o uso do sistema.

Em paralelo, a Defensoria também investiu no desenvolvimento de um chatbot, uma ferramenta de atendimento virtual automatizado via WhatsApp. Com a possibilidade de atendimento 24 horas por dia, o chatbot tem sido uma solução importante para a população. A ferramenta tem se mostrado eficaz na otimização do tempo dos usuários, garantindo que questões simples sejam resolvidas de forma rápida e eficiente. 

Para facilitar o acesso dos assistidos aos serviços oferecidos pela DPEMT, em setembro de 2024 a instituição lançou o aplicativo Defensoria Pública MT Cidadão, que foi desenvolvido pela Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional da Defensoria. Com uma interface intuitiva e recursos que visam proporcionar uma experiência mais ágil e prática, o “Defensoria Pública MT Cidadão” permite que os usuários acessem informações, orientações e serviços de forma rápida e eficiente, diretamente de seus dispositivos móveis.  

Com o “Defensoria Pública MT Cidadão”, a expectativa é transformar a forma como os cidadãos se conectam com os serviços da DPEMT, assegurando que todos tenham a oportunidade de exercer plenamente seus direitos. “É um compromisso da nossa gestão, desde que assumimos, tornar a acessibilidade real para o cidadão. Sem dúvida com esse aplicativo estamos dando um passo significativo nessa facilidade de acesso”, disse a defensora pública-geral, Luziane Castro.  

Essas transformações tecnológicas não passaram despercebidas. Em novembro deste ano, a defensoria pública-geral recebeu o Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2024, uma honraria que reconhece e incentiva as iniciativas e projetos inovadores nos âmbitos tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados ao ecossistema de Justiça. Na ocasião, Luziane destacou que essas inovações são fruto de um trabalho conjunto e de um compromisso com a modernização da Defensoria, buscando sempre oferecer um serviço de qualidade à população, mais rápido e eficiente.

“Foram muitos passos dados ao longo desses anos e, sem sombra de dúvidas, esse prêmio veio coroar todo esse trabalho. Foi uma grande surpresa, primeiro, porque não houve nenhuma indicação, nenhuma inscrição por parte da Defensoria, realmente foi um público externo, que faz uma pré-seleção e é também um grupo de jurados pré-estabelecidos pela J.Ex. que escolhe. Então, sem sombra de dúvidas, a gente fica muito feliz de ter sido reconhecido, mas coloco como reconhecimento desse trabalho desenvolvido em especial todo o trabalho desenvolvido pelos servidores e membros da Defensoria que têm abraçado todas as causas que a gente tem no tocante à inovação e sistemas tecnológicos”, disse Luziane.  

Com o fim de 2024, a Defensoria Pública reflete sobre os avanços conquistados, mas também olha para o futuro, com o compromisso de continuar investindo em tecnologia e inovação para melhorar o acesso à justiça e o atendimento à população. As conquistas deste ano reforçam o papel da Defensoria Pública como uma instituição comprometida com a melhoria contínua de seus serviços, sempre buscando atender cada vez melhor a sociedade. 

“Acho que um dos grandes desafios desde que assumimos a gestão foi colocar a Defensoria Pública como sendo uma referência na área de inovação e tecnologia. Isso buscando um cenário desde 2019, quando assumimos junto com o Clodoaldo na gestão dele, a gente tinha ainda a Defensoria muito ultrapassada nesse cenário. Então, assim, foi um grande trabalho desenvolvido ao longo desses anos, com inúmeros treinamentos, implantação de sistemas, fortalecimento da nossa área de governança digital e inovação”, relembrou.