Em 2024 a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) deu importantes passos visando adotar soluções tecnológicas voltadas à melhoria da eficiência na gestão interna e no atendimento à população. As mudanças, que visam tornar os processos mais ágeis e acessíveis, foram além de simples adaptações digitais, refletindo um compromisso contínuo com a modernização e o aprimoramento dos serviços públicos.
A adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi uma das grandes mudanças. Com o SEI, a Defensoria Pública passou a digitalizar e agilizar a tramitação de documentos internos, o que não só contribuiu para a redução de custos com papel e espaço físico, mas também promove uma gestão mais eficiente e transparente. A inovação facilita a troca de informações entre as unidades da Defensoria, garantindo maior celeridade no andamento dos processos.
Outro grande marco foi a utilização do Sistema de Solução Avançada de Atendimento de Referência (Solar), uma plataforma de atendimento inicial, de triagem, de atendimento em continuidade, com capacidade para armazenar arquivos digitais de informações, providências relevantes e documentos necessários à adoção das medidas judiciais e extrajudiciais tomadas para garantir direitos do cidadão que procura os serviços da DPEMT.