A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) recebeu em doação um lote de produtos diversos, entre eles brinquedos, roupas e eletrônicos, da Superintendência da Receita Federal de Brasília, através do programa Receita Cidadã. E desde o início da semana os produtos estão atendendo as necessidades e fazendo a alegria de comunidades indígenas da região de Água Boa e Nova Nazaré, onde acontece o mutirão Defensoria Até Você - Edição Indígena.
O secretário-executivo da DPEMT, Clodoaldo Queiroz, explica que a doação foi possível após uma reunião da defensora pública-geral, Luziane Castro e da coordenadora de Ações e Interações Comunitárias (CAIC) do órgão, Pamela Watanabe, com o superintendente da Receita Federal da 1ª Região Fiscal, em Brasília, Antônio Lindemberg Baltazar, responsável pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Na ocasião, as necessidades do público carente atendido pelo órgão foram apresentadas e a defensora-geral expressou interesse em integrar a lista de instituições aptas a receber doações.
Os critérios para ser um dos destinatários de materiais de apreensão foram apresentados e o processo para integrar o grupo começou. “Apresentamos o órgão, as suas atribuições e explicamos que realizamos, além de atendimentos jurídicos, ações de assistência social, serviços de cidadania, garantimos direitos humanos por meio do acesso de vulneráveis a políticas públicas e outros. Essas atuações acontecem em mutirões e ações estratégicas voltadas para indígenas, quilombolas, ribeirinhos, população de rua e pessoas em todos os tipos de vulnerabilidades”, explica Pâmela.
O processo foi concluído e Queiroz e Pâmela foram até o estado vizinho, Mato Grosso do Sul, receber o material, entregue pelo delegado da Receita Federal de Campo Grande, o auditor fiscal Zumilson Custódio da Silva. “A Receita Federal tem esse programa Receita Cidadã, que entrega, justamente, material apreendido para a finalidade social. Sabemos que ao entregar para a Defensoria de Mato Grosso, que é uma instituição séria, que faz um trabalho relevante, o material terá utilidade grande para pessoas que vivem em condições difíceis”.