O Núcleo Cível da Defensoria de Cuiabá vai ocupar 13 dos 16 andares do prédio, incluindo o térreo, unificando o atendimento dos Núcleos de Iniciais, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fundiário, e Segunda Instância Cível, que hoje estão em diferentes pontos na mesma avenida.
A busca por novas instalações para os Núcleos da área cível da capital teve início em fevereiro de 2019, tanto em função da precariedade das condições de trabalho para membros, servidores e estagiários, quanto pelo fato de que muitos cidadãos tinham que perambular por diferentes locais até encontrar o local correto para o seu atendimento.
Com a unificação de todos os Núcleos da área cível em um prédio novo, com boa acessibilidade, linhas de ônibus que passam pelo local, incluindo um ponto a menos de 30 metros, além de uma faixa de pedestre bem em frente, permitindo o deslocamento no sentido oposto, a Defensoria Pública terá um ponto de referência de atendimento em Cuiabá, facilitando a vida do cidadão.
Outros setores administrativos, como Ouvidoria-Geral, Escola Superior, além de áreas administrativas, como a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), Administração Sistêmica (CAS), e Unidade de Inteligência e Segurança Institucional (UISI) também vão funcionar no local.
A assinatura de contrato de locação do imóvel ocorreu em agosto de 2021, quando começaram as adequações no local. A reforma do prédio teve um custo estimado de R$ 3,2 milhões.