A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) assinou, na manhã desta quarta-feira (19), o Pacto Interinstitucional pela Educação Infantil (0 a 6 anos) do Estado de Mato Grosso, com objetivo de garantir o direito fundamental à educação na primeira infância, bem como o aperfeiçoamento das políticas públicas necessárias à sua concretização. O acordo foi firmado entre as 19 instituições que constituem o Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso (Gaepe-MT), em evento realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá, no âmbito do Encontro Mato-Grossense de Municípios, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM).
Este pacto já foi assinado em 2023, porém, diante da recente transição de gestões em diversos municípios e instituições, torna-se imprescindível a atualização dos representantes designados para exercer a representação institucional nas reuniões, Grupos de Trabalho, entre outras atividades.
A defensora pública-geral, Luziane Castro, assinou o documento e ressaltou a importância do acesso à educação para quebrar ciclos de vulnerabilidade. “A assinatura desse pacto é um ato extremamente importante. Simbólico, mas muito importante. A reunião de diversas instituições governamentais e não governamentais pela defesa dessas crianças que precisam dessa atenção, desse olhar e desse cuidado de efetivamente ter cumprido seu direito de ter acesso à escola. A escola é transformadora. Ela possibilita a quebra de ciclos de vulnerabilidade. A Defensoria Pública participou desse momento e não só da assinatura do pacto, mas participa efetivamente no desenvolvimento de ações no dia a dia para que a gente leve isso para os municípios e para todas as localidades onde a defensoria atua”.