A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) inaugurou nesta quarta-feira (30), o novo Núcleo no município de Tangará da Serra (241 km de Cuiabá). Localizado na avenida Tancredo Neves, nº 1.873, bairro Parque das Mansões, o espaço foi totalmente adaptado para receber a população tangaraense com o conforto e acolhimento que ela merece.
Este é o 20º prédio inaugurado pela DPEMT desde 2023. A obra proporciona um espaço funcional, climatizado e moderno, adequado para o atendimento ao cidadão e o exercício das atividades institucionais, reforçando o compromisso da DPEMT com a ampliação e melhoria do acesso à Justiça em Mato Grosso.
Durante a cerimônia de inauguração, a defensora pública-geral, Luziane Castro ressaltou os números de atendimento realizados pelo Núcleo de Tangará da Serra: somente em 2024, a Defensoria Pública tangaraense realizou 22 mil atendimentos. Em metade de 2025, os atendimentos já somam 17 mil.
“Desde 2023 até hoje, estamos entregando nosso 20º Núcleo. Estamos aprimorando nossos trabalhos e ampliando cada vez mais o atendimento à população aqui em Tangará da Serra. Quero agradecer a todas as equipes e falar que com nosso projeto ‘Pintando Mato Grosso de Verde’ muitas outras localidades vão receber espaços acolhedores. Sabemos que é muito trabalho e estamos trabalhando incansavelmente para que as melhorias aumentem, para que possamos ter mais gente trabalhando”, afirmou Luziane Castro..
O prédio possui 1.034,14 m², e foi adaptado para uso institucional, garantindo funcionalidade e conforto no atendimento ao público.
O local possui sala de acolhimento; de conciliação; de atendimento e coordenação; espaço criança; banheiro feminino, masculino e PCD; Balcão da Cidadania; oito gabinetes com assessorias; sala de TI; sala de reunião; refeitório; duas copas; banheiros para servidores; auditório com lavabo; e dois depósitos de material de limpeza.
Com população estimada de 112.547 habitantes, de acordo com o Estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística, a comarca de Tangará da Serra abrange também os distritos de Progresso, São Joaquim e São Jorge.
“A nossa demanda de atendimento vem crescendo muito nos últimos anos. Nosso antigo Núcleo estava defasado havia muito tempo e era necessária uma estrutura nova para que pudéssemos acolher de fato nossos assistidos. Essa nova estrutura vai ser suficiente para que possamos acolher cada vez melhor, com espaço adequado tanto para os assistidos quanto para os profissionais do Núcleo”, afirma o defensor público e coordenador do Núcleo de Tangará da Serra, Daniel Rodrigo de Souza Pinto.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, ressaltou a importância de ter a Defensoria Pública atuando em favor da população vulnerável do município: “É muito importante ter esse novo espaço em uma boa localização e com uma estrutura adequada para atender o cidadão de toda a região que depende do serviço da Defensoria Pública. Um espaço desse com certeza vai cumprir sua função social”.
Representando o Poder Legislativo tangaraense, o vereador Sebastião Ramos fez questão de agradecer a defensora pública-geral, Luziane Castro, pela inauguração do novo espaço: “Em nome do povo da nossa cidade, quero parabenizar a defensora pública-geral e a Defensoria Pública de Tangará da Serra por entregar um prédio extremamente novo, acessível e de acordo com nossa população. A Defensoria tem um papel extremamente necessário em nosso município”.
A equipe de defensores públicos do Núcleo é formada por: Daniel Rodrigo de Souza Pinto, Ana Lucia Gonçalves Bandeira Duarte, Camila dos Santos Silva, Emília Maria Bertini Bueno, Janaína Yumi Ozaki, Jorge Alexandre Felipe Viana e Renato Henrique Ferrarezi