Na tarde desta terça-feira (10), em Cuiabá, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) sediou a primeira Reunião Ordinária de 2026 da Comissão Gestora Central A3P, programa que visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública. Durante o encontro, o grupo de trabalho estabeleceu metas de ações para o ano, ativação de sensibilização e capacitação dos servidores e apresentação de experiências exitosas por parte das Comissões Gestoras Internas.
“A atuação da Defensoria Pública na Comissão da A3P é estratégica e voltada para a institucionalização da sustentabilidade. O órgão não apenas adere às diretrizes estaduais e federais, mas possui uma Comissão Socioambiental própria que coordena ações pontuais e transversais. As reuniões são fundamentais, pois funcionam como o ‘centro de comando’ da sustentabilidade no setor público de Mato Grosso. Para nossa instituição, participar ativamente não é apenas uma formalidade, mas uma necessidade estratégica”, afirma a presidente da Comissão Socioambiental da DPEMT, Larissa Arruda Pinho.
A A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que visa promover a adoção de práticas sustentáveis em órgãos públicos, incentivando a gestão ambiental, a eficiência energética, o uso racional de recursos naturais e a conscientização ambiental.
O programa tem como princípio a inserção dos critérios socioambientais nas atividades regimentais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços, até uma gestão adequada dos resíduos gerados dos recursos utilizados pelos órgãos que compõem a comissão, que buscam promover a melhoria na qualidade de vida e no ambiente de trabalho.
Em Mato Grosso, a governança da A3P é realizada por meio de uma Comissão Gestora, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente com a participação de diversos órgãos públicos parceiros, como a Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso, Sema, Seplag, UFMT entre outros, que colaboram na formulação, implementação e disseminação das diretrizes da Agenda no âmbito da administração pública.