A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (ESDEP) iniciou nesta quarta-feira (4/2) o curso “Noções de Criminologia - Fundamentos para uma Atuação Institucional Crítica”, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos servidores da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) no fenômeno criminal. O curso será exclusivamente presencial, no Edifício Pantanal Business, em Cuiabá, e terá encontros a cada 15 dias.
A formação é voltada para servidores da área meio e da área fim e oferece uma carga horária total de 12 horas, divididas em encontros de duas horas. O curso abordará temas essenciais para o trabalho dos servidores, com foco no controle social, antropologia, sociologia, e como esses conceitos são aplicados na prática, no contexto da execução penal.
O defensor público e diretor da ESDEP, Fernando Soubhia, explica que o curso tem o objetivo de dar maior complexidade ao trabalho dos servidores, permitindo uma compreensão mais ampla do fenômeno criminal.
“Hoje tivemos nosso primeiro encontro do curso de noções de criminologia para os servidores da Defensoria Pública, para que tenham uma percepção mais elaborada do fenômeno criminal, saindo de uma visão mais rasa, típica daquela que a gente que sai da faculdade de direito tem, para analisar o crime como um fenômeno complexo. Se o pessoal sair de nossos encontros refletindo melhor sobre o fenômeno criminal, eu me darei por satisfeito”, afirmou.