A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) homenageou a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) e a sua gestora, a defensora pública-geral, Luziane Castro, por meio de Moções de Aplausos. O reconhecimento formal registra que o fortalecimento da interlocução e do diálogo entre os órgãos, impacta positiva e diretamente na qualidade da formação dos acadêmicos da Federal e em serviços à população.
As moções, assinadas pelo diretor da Faculdade de Direito, professor Carlos Eduardo Silva e Souza, afirmam que a parceria entre os órgãos por meio de convênios, eventos, estudos e capacitações “marca a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e cidadã”.
Silva e Souza afirma que a interlocução da Defensoria Pública e da Faculdade de Direito é constante e efetiva, o que favorece um ambiente de cooperação acadêmica e profissional.
“Este diálogo tem gerado resultados concretos, impactando positivamente na formação de alunos e professores, tem gerado oportunidades de desenvolvimento, de atividades conjuntas em eventos, cursos e projetos de extensão. A parceria, possibilita aos acadêmicos da UFMT, o acesso a experiências práticas enriquecedoras, que ampliam as perspectivas e melhoram a preparação para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea”, afirma o professor em documento.
Entre as ações desenvolvidas em parceria com a UFMT, nos últimos anos, estão o mutirão de retificação de registro civil; a produção do relatório descritivo do cadastramento socioterritorial das famílias da ocupação Brasil 21, em Cuiabá; a participação do órgão na XIII Semana Jurídica da UFMT, o fortalecimento da parceria entre a Defensoria e a Coordenação de Extensão da Procev, por meio de reuniões, entre outros.
O diretor afirma também que a atuação das instituições transcende os limites acadêmicos, sendo marcante na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e cidadã. “Os projetos e ações realizados em parceria refletem um compromisso genuíno com o desenvolvimento social, econômico e jurídico do estado de Mato Grosso”, disse.
Silva e Souza ainda afirma que o reconhecimento por meio de aplausos reforça a relevância desses esforços e incentiva a continuidade dessas iniciativas, além da ampliação de suas abrangências. “Ressalto que a homenagem está alinhada aos princípios de valorização das boas práticas institucionais e de colaboração, preconizados pela Faculdade e também por nossos conselheiros, que representam a UFMT”, concluiu.
Para a defensora pública-geral, Luziane Castro, a homenagem é recebida com alegria e como um estímulo para que a atual prática seja mantida e garantida.
“É com muita alegria, sem sombra de dúvida, que recebemos esse reconhecimento, que é muito importante para a Instituição e casa com o crescimento que a Defensoria Púbica vem realizando ao longo dos últimos anos, especialmente no fortalecimento de nossas relações institucionais. Temos muitos alunos de direito que fazem estágio dentro da Instituição, nos ensinando e aprendendo. Além disso, temos desenvolvido parcerias em pesquisas, eventos, formações, trazendo a UFMT para uma série de outras ações e essa homenagem, agora, só nos estimula”.