O defensor público Fernando Antunes Soubhia foi eleito presidente da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (Esdep-MT), nesta sexta-feira (21), durante a 7ª reunião ordinária do Conselho Superior da DPEMT.
Soubhia, que já ocupou o cargo entre 2021 e 2023, foi eleito para um mandato de dois anos (2025-2027), com início no dia 5 de abril. A posse do novo diretor está agendada para o dia 4 de abril, de forma presencial.
O recém-eleito gestor vai substituir o atual diretor, Paulo Marquezini, que comandou a Esdep-MT nos últimos dois anos – Soubhia foi vice-diretor no período.
Apesar de ser o único candidato inscrito para concorrer ao cargo, o novo diretor da Escola Superior da DPEMT fez questão de elogiar a administração anterior e apresentar seu plano de gestão aos conselheiros.
“Primeiramente, queria parabenizar o Paulo pela contratação de algo totalmente inédito em nossa Instituição, que foram as vagas de mestrado e doutorado”, elogiou Soubhia.

De acordo com o novo diretor, a Escola Superior deve contribuir para a formação de seis doutores e onze mestres nos próximos anos. Marquezini vai continuar no corpo gestor da instituição, agora como vice-diretor.
“Faz parte do nosso projeto a continuidade da realização de cursos de educação em direitos para a população e a formação de defensores populares”, pontuou.
Soubhia destacou também a importância da realização de congressos, workshops e vários tipos de capacitações voltadas aos membros e servidores da DPEMT.
“A ideia é realizar congressos trimestrais divididos em quatro grandes grupos de temas da Defensoria para não sobrecarregar ninguém. Um projeto que tive na minha primeira gestão são os cursos de atualização, agora com cronograma pré-definido, semestral. Vamos ter também especialização em direitos humanos, cursos de aperfeiçoamento, oratória, comunicação não violenta, entre outros”, revelou.
O diretor eleito explicou que a Escola Superior deve realizar eventos transmitidos por videoconferência, para que todos possam participar, inclusive os defensores e servidores lotados no interior, além de desenvolver cursos de aperfeiçoamento em Inteligência Artificial (IA).
“Tenho plena confiança de que, sob sua direção, Dr. Fernando, alcançaremos novos patamares de excelência e impacto social”, ressaltou o corregedor-geral, Carlos Eduardo Roika.
Currículo – Formado em Direito com especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Pontífica Universidade Católica (PUC-SP), Fernando Soubhia é mestre em Criminologia e Sistema de Justiça pela University of London.
Aprovado no quarto concurso público para membros da DPEMT, Soubhia foi relator do projeto de lei que criou a Escola Superior, membro eleito do Conselho Superior da DPEMT no biênio 2019-2020, além de ser professor universitário de Direito Penal, Processual Penal e Criminologia desde 2012.

Sessão – A 7ª reunião ordinária do Conselho Superior foi presidida pelo primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas.
Logo no início, os conselheiros aprovaram a ata da 6ª reunião extraordinária, realizada virtualmente na última terça-feira (18).
Na sequência, os conselheiros votaram pela homologação da lista de antiguidade dos defensores públicos estaduais, conforme a Portaria nº 074/2025/DPG, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (19).