Na manhã desta sexta-feira (4), o defensor público Fernando Antunes Soubhia tomou posse como o novo diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (Esdep-DPEMT). Durante a cerimônia, comandada pela defensora pública-geral, Luziane Castro, o novo diretor agradeceu aos colegas pela oportunidade de mais uma vez comandar a Esdep.
“A educação no Brasil ainda é um gesto de resistência e quando falamos em uma Escola da Defensoria Pública falamos em um duplo gesto de insurgência, porque ensinamos o Direito onde o Direito costuma falhar e formamos consciência onde o Estado prefere a submissão. Nos próximos anos a nossa meta é levar educação e direitos para a periferia dos discursos jurídicos, aprofundar nossas ações em educação em direito da população vulnerável de nosso estado, capacitar os servidores, defensores e estagiários com o que há de mais atual, sensível e comprometido com a ação social. Investiremos em cursos, seminários, parcerias, inovações e, mais do que isso, brotaremos uma ideia de que conhecer a lei pode ser tão revolucionário como escrevê-la”, disse Soubhia em seu discurso de posse.
Formado em Direito com especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Fernando Soubhia é mestre em Criminologia e Sistema de Justiça pela University of London.
Aprovado no quarto concurso público para membros da DPEMT, Soubhia foi relator do projeto de lei que criou a Escola Superior, membro eleito do Conselho Superior da DPEMT no biênio 2019-2020, além de ser professor universitário de Direito Penal, Processual Penal e Criminologia desde 2012.
Ela já ocupou o cargo de diretor da Escola Superior entre 2021 a 2023, quando foi sucedido pelo defensor público Paulo Marquezine. A partir do dia 5 de abril, Soubhia passa a ser o novo diretor no biênio 2025/2027.
“Tem uma frase que diz: ‘sonhos grandes exigem coragem e coragem nunca é sobre não sentir medo, mas sobre não deixar que ele te pare’. Essa é a sensação que eu tenho do seu trabalho à frente da Escola e que é isso que vai te pautar nesses próximos dois anos porque não tenho dúvida que o que não lhe falta é coragem, dinamismo e força de vontade”, disse Luziane.