Os gestores e servidores da Defensoria Pública de Mato Grosso estiveram em treinamento com o consultor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Eber Capistrano, durante toda a segunda-feira (26/6), para implantar o Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) na Instituição. A capacitação é executada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contratada pelo TCE para atender Poderes, órgãos e instituições que fazem adesão ao programa.
O trabalho é feito em etapas. Na primeira, a equipe foi capacitada e orientada na metodologia do trabalho, para que, a partir de conhecimentos teóricos comuns, pudesse iniciar a elaboração do Plano. A segunda, só terá início com a conclusão do documento, momento em que ele será executado, monitorado e avaliado como ferramenta de gerenciamento do órgão.
A defensora pública-geral, Luziane Castro, assim como os integrantes da Administração Superior, servidores, defensores da Escola Superior e de áreas estratégicas participaram do treinamento como integrantes do Comitê de Gestão Estratégica do órgão. O comitê foi formado por voluntários que, em abril de 2022, demonstraram interesse em colaborar com a atividade, após convite endereçado a todos, por e-mail, pela Administração Superior.
Criada, a princípio, para prefeituras municipais de Mato Grosso atuarem com planejamento e gestão, o GPE já é usado por órgãos do Poder Executivo Estadual e agora, está disponível para a Defensoria Pública que renovou adesão ao GPE.
Planejamento Estratégico - Uma das tarefas já iniciadas pela Defensoria no dia 26 foi a elaboração da Identidade Institucional, que passa pela definição da missão, da visão e dos valores do órgão. A identificação de fraquezas, forças, ameaças e oportunidades, a chamada análise ambiental, também já foi esboçada e a partir das ideias coletadas, o consultor fará uma síntese que apresentará aos integrantes do Comitê, na próxima reunião.
Na ocasião, eles validam ou redefinem o trabalho.
Caso o trabalho seja validado, a próxima tarefa será a definição dos objetivos da Instituição. Eles serão estabelecidos com a visão voltada para o futuro, buscando responder à pergunta: onde a Defensoria quer chegar? Para fazer as etapas anteriores, o Comitê também respondeu às perguntas: Quem é a Defensoria Pública e onde ela está.
O GPE auxilia Poderes e órgãos a visualizarem a qualidade e a eficácia das decisões de gestores sobre o destino dos recursos públicos ao associar planejamento, execução e monitoramento de dados, possibilitando assim, a revisão constante de rotas.