A defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, foi agraciada nesta quinta-feira (4) com a Medalha do Mérito Ciência e Justiça 2025, honraria concedida anualmente pelo Conselho de Polícia Científica e Tecnológica da Politec que tem por finalidade reconhecer e homenagear cidadãos, que no desempenho de suas funções, tenham prestado relevantes serviços ou contribuído para o engrandecimento da instituição. A cerimônia aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Cuiabá.
“Fico muito honrada de receber essa honraria, mas ela não é um resultado somente do trabalho da Luziane, é o trabalho de todos os defensores e defensoras públicas de Mato Grosso. É com gratidão que estou aqui participando deste espaço junto com a Politec, uma instituição séria, responsável, competente e que tem feito um trabalho de excelência no nosso estado. Como operadora do direito, que atua no sistema de justiça, sei o quanto é importante o trabalho desenvolvido pela Politec. A instituição faz a diferença na vida de muitos cidadãos mato-grossenses, além de ser uma instituição aberta a parcerias, que é o que acontece. A Defensoria e a Politec sempre estão lado a lado realizando mutirões de atendimento em diversas localidades como territórios quilombolas e indígenas, sempre mudando a realidade das pessoas”, comemorou Luziane.
Conforme o diretor geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, as escolhas dos homenageados são realizadas por meio de votação de nomes indicados por cada membro do Conselho de Política Científica e Tecnológica. Dez medalhas são destinadas ao público interno da Politec e outras 10 são para o público externo.
“A Medalha do Mérito Ciência e Justiça representa o reconhecimento máximo da Politec a quem transforma a instituição por meio do trabalho sério e do compromisso público. Cada nome escolhido reflete uma decisão colegiada rigorosa, que valoriza trajetórias que realmente fortalecem a ciência forense e elevam o papel da Politec na sociedade”, enfatizou.
Também foram agraciados com a medalha, o desembargador José Zuquim Nogueira, Presidente do Tribunal de Justiça Estado de Mato Grosso; procurador-geral de justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca Costa; o coronel da Polícia Militar, Fernando Augustinho de Oliveira Galindo, secretário adjunto do orçamento estadual, Ricardo Roberto de Almeida Capistrano; tenente coronel da PM, Monalisa Marcielle Furlan Toledo; entre outros.