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CAPACITAÇÃO


Mais de 30 servidores dos Núcleos Cíveis Integrados de Cuiabá recebem noções de Primeiros Socorros

O treinamento foi dado pela instrutora e bombeira civil, Aline Borella, a pedido da Unidade de Inteligência e Segurança Institucional da Defensoria Pública de Mato Grosso para preparar, ao menos, dois servidores em cada um dos 12 andares ocupados pelo órgão, para salvar vidas

Por Marcia Oliveira
19 de de 2023 - 17:29
Amarílis França/Bruno Cidade Mais de 30 servidores dos Núcleos Cíveis Integrados de Cuiabá recebem noções de Primeiros Socorros

Capacitação foi ministrada pela instrutora e bombeira civil, Aline Borella, para mais de 30 servidores dos Núcleos Cíveis Integrados


A Unidade de Inteligência e Segurança Institucional (UISI) da Defensoria Pública de Mato Grosso organizou a capacitação em Primeiros Socorros, para mais de 30 servidores, divididos em duas turmas, nos dias 18 e 19 de julho, no prédio dos Núcleos Cíveis Integrados. O treinamento de oito horas, ministrado pela instrutora e bombeira civil, Aline Borella, objetivou preparar servidores para prestarem atendimentos de urgência e emergência, enquanto socorro especializado é mobilizado. 

No curso de Primeiros Socorros foram ensinados procedimentos e intervenções rápidas, para serem aplicadas assim que um acidente ou mal súbito acontece, para tentar evitar que a vítima tenha o quadro agravado ou venha a óbito, enquanto aguarda a chegada de equipes médicas.

O que aprenderam - Os servidores que participaram do treinamento aprenderam os procedimentos que devem ser tomados diante de engasgamentos de adultos e crianças, de crises de epilepsia, de hemorragias, paradas cardíacas. Foram orientados a fazer transporte de vítimas, a cuidar de fraturas ósseas, entre outros. Para a assessora da Secretaria do Conselho Superior, Rosana Vaz, o que ela aprendeu na capacitação será levado para toda a vida.

“São técnicas de extrema valia e importância! O conhecimento ofertado até aqui será bagagem para toda a minha vida! Vou levar como algo a ser usado tanto no âmbito profissional, social, como pessoal. Esse trabalho possibilitará que eu cuide de mim, se necessário, além de auxiliar quem quer seja”, disse a servidora.

A servidora que atua no Núcleo de Acolhimento, Tatiana da Silva, afirma que a capacitação foi de extrema importância para resguardar, não só a vida dos cidadãos atendidos ali, como dos colegas de trabalho. “Aprendemos agir de modo a estabilizar a vítima de algum problema, em casos de necessidade, podendo o atendimento ser tanto para um cidadão, como para um colega de trabalho, até a chegada dos profissionais da saúde. Conhecemos técnicas usadas em emergências, cujo foco é manter a vítima com sinais vitais preservados”, disse a servidora.    

Fluxo de Pessoas - Desde que inaugurado, em maio deste ano, os Núcleos Cíveis Integrados recebem em média 200 pessoas por dia. Elas estão em busca de auxílio da Defensoria Pública de Mato Grosso, para solucionar problemas jurídicos e administrativos nas áreas de saúde, defesa do consumidor, defesa da mulher e casos de família (pedido de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, declaração de união estável, divórcio), entre outros. 

Por ter um fluxo grande de pessoas - no primeiro mês de atendimento o local chegou a receber 8 mil pessoas - ter servidores capacitados para emergências, em todos os 12 andares ocupados pelo órgão, foi uma decisão abraçada pela Administração Superior. Atualmente a DPMT conta com o serviço de bombeiro civil, guarda patrimonial e vigilância eletrônica, mas, para garantir atendimento de urgências e emergências, após a capacitação, também contará com ao menos dois servidores treinados, por andar, informa o coordenador da UISI, Fernando Lopes. 

“Essa foi uma forma de agir proativamente para evitar danos à vida e informamos que essa capacitação será levada para os servidores da sede administrativa e também para os dos Núcleos do interior, com auxílio da Escola da Defensoria Pública e apoio da Administração Superior”, disse Lopes.