Nesta terça-feira (19), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) realizou o Mutirão Pop Rua em seis municípios: Cuiabá, Juína, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, e Tangará da Serra.
A iniciativa ofereceu atendimento gratuito para garantir os direitos fundamentais das pessoas em situação de rua, como emissão da segunda via da certidão de nascimento e orientação jurídica. Em alguns municípios, em parceria com outros órgãos públicos, foram oferecidos também serviços de corte de cabelo e barba, café da manhã, entre outros.
Em Cuiabá, foram registrados 25 atendimentos na Praça Alencastro, em parceria com o Fórum Pop Rua e o Movimento População de Rua, inclusive com a utilização da Van dos Direitos, entregue à DPEMT pelo Governo Federal em 2021 para realizar o serviço itinerante.

Já em Rondonópolis, também foram disponibilizados às pessoas em situação de vulnerabilidade serviços de corte de cabelo e barba, design de sobrancelha e unhas, com o apoio do Senac, além de um café da manhã, no Centro de Referência Especializado Pop Rua.
De acordo com a defensora pública Jacqueline Ciscato, que atuou no mutirão no município, foram efetuados 21 atendimentos, com destaque para justificativas por descumprimento de condições do regime semiaberto, pedido de segunda via de certidões de nascimento, e outros casos na área cível.

Também hoje, no mesmo horário, os atendimentos ocorreram em Juína (Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS), Tangará da Serra (CREAS), e Primavera do Leste (Albergue Santa Úrsula).
Conforme informou a defensora pública Ana Lúcia Gonçalves Bandeira Duarte, que participou do mutirão, foram registrados oito atendimentos em Tangará da Serra, especialmente pedidos de segunda via de documentos e consulta processual.
Em Primavera do Leste, a ação ofereceu um café da manhã às pessoas em situação de rua e contou com palestras do Ministério Público Estadual (MPMT) e da DPEMT, que realizou orientações jurídicas no local.
