O IV Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas está chegando em Cuiabá com palestrantes de renome nacional que irão debater sobre os avanços na implementação da Política de Cuidados, perspectivas do direito ao cuidado e as desigualdades de gênero, raça e classe social na garantia dos direitos. O evento acontece entre os dias 24, 25 e 26 de setembro na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (Fatec), na Capital.
Realizado pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), com o tema “Cuidado e Direitos Fundamentais”, o congresso é um espaço para debate e reflexão sobre a interseccionalidade nas práticas de cuidado no âmbito judicial, extrajudicial e interdisciplinar das Defensoria Públicas em todo o Brasil.
No primeiro dia do evento (24 de setembro), os debates ficam por conta do economista da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), Rodrigo Ávila. Representante da ACD, associação sem fins lucrativos que busca discutir perante à sociedade os impactos econômicos e sociais do Brasil, Rodrigo é palestrante e roda o país falando sobre economia e cuidados.
Quem também participa dos debates neste dia é Laís Wendel Abramo, secretária Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome do Brasil. Laís é socióloga, mestre e doutora em sociologia pelo Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em temas relativos à desigualdade, políticas sociais e o mundo do trabalho. É autora de diversas publicações sobre pobreza e desigualdade, cuidados e proteção social, mercado de trabalho, gênero, raça e juventude, sindicalismo e trabalho decente no Brasil e na América Latina.
O segundo dia do evento (25 de setembro) tem a participação da pós-doutora em psicologia clínica, Emilia Estivalet Broide. Ela é psicanalista com mestrado em Saúde Pública e doutorado em Psicologia Social. Emilia atua como consultora em áreas como saúde, assistência social, educação e direitos humanos, além de ser autora de artigos e livros na área da psicanálise. Conhecida por sua abordagem da psicanálise aplicada a espaços públicos e políticas públicas, investigando a subjetividade nos contextos urbanos e a relação entre psicanálise e questões sociais.
Também participam: Thamires Ribeiro, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento do Brasil que desempenha um papel crucial no suporte técnico e institucional às ações governamentais, auxiliando na formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento; e Mariela Reis Bueno, defensora pública do estado Paraná, criadora do projeto “Economia do Cuidado: A consideração do trabalho não remunerado para fins de remição de pena”, vencedor do Prêmio Innovare em 2023.
Neste mesmo dia, os participantes do evento assistem a palestra de Creuza Maria de Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad). Creuza é ativista política e sindicalista que dedica sua vida à luta dos direitos das trabalhadoras domésticas. Durante sua carreia, Creuza foi agraciada com diversas premiações como: Comenda da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia; Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz; Troféu Raça Negra da Faculdade Zumbi dos Palmares; além de ter sido indicada para o prêmio 1.000 mulheres para o Nobel da Paz em 2005.
Também farão parte das conferências de debates: a assistente social da DPEMT, Amanda Fontenelli; a assistente social da DPE de São Paulo, Camila C. dos Santos; a psicóloga da DPE de Roraima, Dellyane S. Torres; a gerente do psicossocial da DPE do Pará, Jane Simone Moraes de Mela Zaze; a assistente social da DPE do Paraná, Nilva Maria Ruffato; a psicóloga da DPE de São Paulo, Paula R. Cavalcante; a defensora pública do Rio de Janeiro, Patrícia Fonseca Carlos Magno de Oliveira; e a coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência da DPE do Maranhão, Maella M. Garreto.
O Congresso - Com o objetivo de ampliar as discussões acerca dos cuidados, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a DPEMT, por meio da Esdep, realiza o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, com o tema “Cuidado e Direitos Fundamentais”, na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (FATEC), em Cuiabá.
O evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir os impactos sociais, jurídicos e institucionais do cuidado em contextos marcados por desigualdades históricas. O congresso propõe uma reflexão crítica sobre como o cuidado em suas diversas formas é distribuído de maneira desigual na sociedade brasileira.
Além das palestras com convidados de renome nacional, o Congresso contará com um espaço dedicado à apresentação de trabalhos. Profissionais, pesquisadores, defensores públicos, integrantes de equipes técnicas e demais interessados poderão apresentar suas produções para compor os anais do evento.
Durante o congresso serão debatidos dez eixos temáticos:
• Cuidado e Mulheres;
• Cuidado e as Desigualdades Raciais;
• Cuidado, Infância e Juventude;
• Cuidado e Pessoas com Deficiência;
• Cuidado e Pessoas Idosas;
• Cuidado e Pessoas Privadas de Liberdade;
• Financiamento e Políticas Sociais de Cuidado;
• Cuidado, Saúde Mental e Uso de Drogas;
• Cuidado e Direitos Fundamentais;
• Cuidado e Políticas de Promoção ao Bem-estar.
Para realizar a inscrição no Congresso, basta acessar este link.