A plataforma de Inteligência Artificial (IA) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), lançada em maio de 2025, já conta com 627 usuários ativos e registrados mais de 17 mil interações. Apresentado oficialmente durante o 7º Encontro das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso, em Cuiabá, o GAB.IA transformou a rotina de trabalho da DPEMT, promovendo agilidade e eficiência nos processos administrativos e no atendimento ao público - um marco na modernização tecnológica da instituição.
"A Defensoria inicia uma nova era ao integrar a IA ao campo jurídico. Com o Zeca e GAB.IA, tarefas se tornam mais ágeis, análises mais precisas e a atuação defensiva mais estratégica. Um passo firme rumo ao futuro", afirmou o defensor público Érico Ricardo da Silveira.
Composta por quatro módulos: 1) Zeca; 2) Transcrição; 3) Análise de processos; 4) Biblioteca de prompts, a GAB.IA registrou 627 acessos, 17.789 interações, 10.394 análises de processos, 5.139 arquivos transcritos (12 minutos de duração média por transcrição), e 333 prompts cadastrados desde o seu lançamento.
Dos quatro, o Zeca tem uma característica especial: está disponível para uso de toda a instituição, independente do colaborador ter atuação finalística e senha no Solar.
O GAB.IA foi desenvolvido integralmente pelos servidores da Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação (CDI) do Órgão, a partir da demanda da Administração Superior. “Passei quase um ano estudando Inteligência Artificial e tentando criar uma ferramenta que otimizasse meu trabalho. No Encontro Estadual, descobri que a Defensoria já tinha feito isso com o GAB.IA. O que eu levaria meses para desenvolver, ela entrega em segundos com precisão e eficiência. Hoje, ela é necessária na minha rotina”, revelou o defensor público Cristiano Bruno.