Notícias

GAB.IA


Plataforma de IA da Defensoria de MT já conta com mais de 17 mil interações

Lançada em maio de 2025, ferramenta modernizou serviços do órgão e já tem mais de 600 usuários ativos

Por Alexandre Guimarães
05 de de 2026 - 11:24
Plataforma de IA da Defensoria de MT já conta com mais de 17 mil interações


A plataforma de Inteligência Artificial (IA) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), lançada em maio de 2025, já conta com 627 usuários ativos e registrados mais de 17 mil interações. Apresentado oficialmente durante o 7º Encontro das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso, em Cuiabá, o GAB.IA transformou a rotina de trabalho da DPEMT, promovendo agilidade e eficiência nos processos administrativos e no atendimento ao público - um marco na modernização tecnológica da instituição. 

"A Defensoria inicia uma nova era ao integrar a IA ao campo jurídico. Com o Zeca e GAB.IA, tarefas se tornam mais ágeis, análises mais precisas e a atuação defensiva mais estratégica. Um passo firme rumo ao futuro", afirmou o defensor público Érico Ricardo da Silveira. 

Composta por quatro módulos: 1) Zeca; 2) Transcrição; 3) Análise de processos; 4) Biblioteca de prompts, a GAB.IA registrou 627 acessos, 17.789 interações, 10.394 análises de processos, 5.139 arquivos transcritos (12 minutos de duração média por transcrição), e 333 prompts cadastrados desde o seu lançamento. 

Dos quatro, o Zeca tem uma característica especial: está disponível para uso de toda a instituição, independente do colaborador ter atuação finalística e senha no Solar. 

O GAB.IA foi desenvolvido integralmente pelos servidores da Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação (CDI) do Órgão, a partir da demanda da Administração Superior. “Passei quase um ano estudando Inteligência Artificial e tentando criar uma ferramenta que otimizasse meu trabalho. No Encontro Estadual, descobri que a Defensoria já tinha feito isso com o GAB.IA. O que eu levaria meses para desenvolver, ela entrega em segundos com precisão e eficiência. Hoje, ela é necessária na minha rotina”, revelou o defensor público Cristiano Bruno.

Novos modelos - Em setembro, a GAB.IA passou por uma atualização estratégica nos modelos de Inteligência Artificial, garantindo mais segurança e exclusividade, e também ampliando a eficiência, inovação e qualidade no apoio prestado aos membros e servidores. Além disso, visando a preservação operacional e a eliminação de versões menos eficientes, foram retirados alguns módulos. 

De acordo com a CDI, os novos modelos disponibilizados são mais modernos, estáveis e capazes de oferecer exclusividade no uso, sem compartilhamento externo de dados ou acessos, garantindo que as informações da DPEMT sejam tratadas com os mais altos padrões de confidencialidade e proteção. “A GAB.IA é uma ferramenta inovadora, segura e que já está auxiliando muito o trabalho dos gabinetes dos defensores públicos. A ferramenta está em constante evolução e o uso e feedback dos usuários é muito importante para nos auxiliar na evolução do sistema. Para facilitar ainda mais o acesso, foi liberado um link direto à GAB.IA dentro do Solar”, ressaltou o diretor de Governança Digital e Inovação, Ricardo Pinheiro. 

Para o coordenador de Desenvolvimento e Inovação, Renan da Silveira, a ferramenta de IA representa um avanço significativo na modernização dos serviços judiciais e no fortalecimento da governança digital dentro do órgão. “A GAB.IA foi concebida para aprimorar a produtividade, reduzir gargalos operacionais e ampliar a capacidade de atendimento ao cidadão, garantindo maior celeridade e padronização nas atividades internas. Sua adoção também reforça o compromisso institucional com a inovação responsável, observando integralmente os princípios da LGPD e as melhores práticas internacionais de uso de inteligência artificial no setor público”, destacou.

Premiada - Apesar de ser uma plataforma recém-lançada, a GAB.IA ficou em segundo lugar no Prêmio de Boas Práticas do 1º Congresso de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas (CNTI), na categoria Experiência Digital e Acesso à Justiça para o Cidadão. A premiação ocorreu no dia 26 de junho, em Foz do Iguaçu-PR, durante o 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça (Enastic – Defensorias).  O prêmio é organizado pela Coordenadoria Nacional de Tecnologia do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).