Na tarde desta sexta-feira (23), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), por meio da Coordenadoria de Assuntos Interdisciplinares (Ctai) e da Coordenadoria de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, realizou a primeira edição de 2026 do Projeto Farol voltado à formação inicial para estagiários de nível médio da instituição.
Durante o encontro, os participantes realizaram dinâmicas de acolhimento dos assistidos, aprenderam técnicas de postura comportamental e profissional, além de debater temas relacionados aos Direitos Humanos.
“O projeto Farol é uma ação de formação e capacitação da Defensoria Pública de Mato Grosso que tem como objetivo principal dar suporte e ferramentas para que os nossos servidores, colaboradores e estagiários prestem um acolhimento humanizado aos nossos assistidos. A Defensoria preza para que todos que chegam a nossa instituição recebam o devido atendimento com respeito e dignidade”, afirma a psicóloga Danielly Alves.
A iniciativa tem por objetivo capacitar os estagiários para o adequado desempenho de suas atividades, bem como promover a compreensão da missão institucional, de seus princípios e de seu funcionamento, com especial atenção à preparação para o atendimento ao público assistido, reforçando a humanização do acolhimento.
Além disso, o projeto visa dar um maior direcionamento quanto à postura dos estagiários durante o exercício da função, considerando o contexto de vulnerabilidade social dos assistidos, o que demanda acolhimento qualificado, empatia e orientação adequada.
“Esses encontros são sempre muito interessantes porque aqui aprendemos a forma como devemos tratar os assistidos que vem buscar a ajuda da Defensoria. O Farol nos ensinou muitas coisas importantes, mas principalmente a ter o discernimento de lidar com as pessoas que frequentam a Defensoria”, disse o estagiário Clóvis Gonçalo.