Começou nesta terça-feira (08), em Porto Esperidião (320km de Cuiabá), a 18ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão – Rota das Águas 2025. A ação é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), o Tribunal de Justiça e diversos órgãos parceiros, que ao longo da semana levarão mais de duas dezenas de serviços essenciais a comunidades em situação de vulnerabilidade em quatro municípios da região sudeste do estado.
Além de Porto Esperidião, o projeto ainda passará pelas cidades de Jauru, Reserva do Cabaçal e Salto do Céu, com serviços nas áreas de Justiça, Saúde, Cidadania, Educação e Cultura. Entre os atendimentos oferecidos estão orientação jurídica, abertura de processos, conciliações, emissão de documentos, vacinação, consultas médicas, programas sociais e ações de educação e lazer.
De acordo com o secretário executivo da Defensoria Pública, Clodoaldo Queiroz, a ação representa uma aproximação efetiva do sistema de justiça com as populações que mais precisam. “Estamos aqui em Porto Esperidião, no primeiro dia de atendimento do Ribeirinho Cidadão, trazendo justiça e cidadania para a população ribeirinha. Os serviços continuam nos próximos dias em mais três municípios”, destacou.
O defensor público Carlos Wagner, que atua em Porto Esperidião, ressaltou a importância da iniciativa, especialmente para populações rurais e fronteiriças. “Apesar da instalação recente do núcleo da Defensoria aqui, ainda não conseguimos atingir toda a população. Esse projeto vem em boa hora, o número de atendimentos mostra a alta demanda e a grandeza da ação”.