Notícias

REUNIÃO DOS COORDENADORES


Transparência, entregas de núcleos e encontro regional são prioridades da Administração Superior em junho

Esses e outros assuntos foram temas da reunião deste mês, coordenada pela defensora pública-geral, Luziane Castro, com a participação dos integrantes da Administração Superior e representantes das unidades administrativas

Por Márcia Oliveira - Assessoria de Imprensa e Comunicação da DPMT
13 de de 2023 - 14:40
Disposição de texto e imagens na página - Bruno Cidade Transparência, entregas de núcleos e encontro regional são prioridades da Administração Superior em junho

Gestores da Administração Superior reúnem-se com coordenadores de unidades administrativas para estabelecer prioridades


A atualização do novo site e do Portal Transparência com informações públicas de interesse do cidadão, os próximos núcleos a serem inaugurados e entregues à população e o 1º Encontro Regional da Defensoria Pública de Mato Grosso, em Barra do Garças, foram alguns dos temas da reunião mensal da Administração Superior com as unidades administrativas da sede do órgão, na manhã desta segunda-feira (12/6), no prédio dos Núcleos Cíveis Integrados, na Avenida do CPA.

A intenção dos encontros é alinhar informações, avaliar e corrigir rotas e deixar claras as prioridades da gestão para aqueles que atuam na área administrativa. Conduzida pela defensora pública-geral, Luziane Castro, os encontros servem também para que as unidades informem os principais processos nos quais as equipes de trabalho estão envolvidas.

"Essas reuniões são extremamente importantes porque é um momento em que fazemos um alinhamento de tudo que está acontecendo na Defensoria. E, como eu falo, nós somos uma engrenagem, uma máquina, e todos são peças importantes nessa engrenagem. Quando fazemos essas reuniões, todos têm conhecimento de tudo o que é mais importante que está acontecendo na área do outro e partilhamos dificuldades, trocamos sugestões. É um momento muito rico para melhorarmos nossos serviços", afirma Luziane


TRANSPARÊNCIA

Uma das tarefas necessárias, importantes e com prazo para ser entregue é a atualização do novo site, até o dia 30 de junho, com informações de gastos públicos de interesse do cidadão. Além de atender a uma demanda da sociedade, a medida é primordial para cumprir a Lei de Acesso à Informação 12.527/2011. Após esse prazo, uma equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que compõe o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), fará uma auditoria para avaliar o nível de acessibilidade e transparência dos dados públicos do órgão.

DIGNIDADE

Durante a reunião, também foram reforçadas as atividades que devem ser cumpridas para que a inauguração dos novos Núcleos da Defensoria Pública, nas comarcas de Nova Xavantina, no dia 28 de junho, e em Barra do Garças, no dia 29 de junho, seja cumprida conforme o previsto. Além das inaugurações, a Administração quer foco na conclusão das obras das comarcas de Comodoro e Rosário Oeste, em fase de finalização, para que sejam entregues o quanto antes à população.

Desde 2019, os gestores do órgão executam um cronograma de reformas e locações de prédios para abrigar os Núcleos, na Capital e no Interior, garantindo a padronização da identidade visual, da acessibilidade para crianças, pessoas com deficiências e idosos, e assim, garantir segurança e dignidade tanto para o cidadão que precisa dos serviços da Defensoria quanto para servidores, defensores e estagiários que atuam nos locais. Esse trabalho começou pelo Núcleo de Várzea Grande, inaugurado ainda em 2019, e o mais recente a ser entregue foi o prédio dos Núcleos Cíveis Integrados, na Avenida do CPA. 

 A última entrega inaugurou o atendimento chamado "Acolhimento" e, para avaliar a novidade, a funcionalidade do prédio e a prestação do serviço no novo local, a defensora-geral solicitou uma reunião para a próxima semana.



 
NÚCLEO DE BARRA DO GARÇAS




NÚCLEO DE NOVA XAVANTINA

ENCONTRO

O 1º Encontro Regional da Defensoria Pública de Mato Grosso será na região de Barra do Garças nos dias 29 e 30 de junho. Participarão do evento servidores e defensores das comarcas de Barra do Garças, Água Boa, Nova Xavantina, Canarana, São Félix do Araguaia e Ribeirão Cascalheira. O primeiro dia do evento tratará de temas ligados à rede de assistência social e de saúde e o segundo será reservado para discussões de teses relevantes para o órgão. Os grupos de atuação estratégica participarão com apresentações.

PESQUISA

Também foi reforçada a importância de servidores, defensores e estagiários responderem, até o dia 30, à pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. O questionário mede o clima organizacional, o índice de liderança, o índice de CEO (direção executiva) e o índice de gestão de pessoas do órgão e concede às três melhores empresas ou órgãos o "Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar". A Defensoria Pública se inscreveu este ano e, mesmo que não garanta o prêmio, o resultado do questionário dará um retrato do clima local, o que possibilitará que o órgão tome medidas para se aperfeiçoar.