Entre os atendimentos, pela primeira vez, uma população beneficiada pelo mutirão, pode contar com o Tribunal Regional Eleitoral com serviços como emissão da primeira via do título de eleitor, revisão de dados eleitorais, transferência de local de votação, além do cadastro de biometria do município de Nova Nazaré.
Wyllem Guimarães da Silva, chefe do Cartório da 30ª zona eleitoral ressalta que o trabalho TRE é extremamente importante para os indígenas. “Eles (os indígenas), são os primeiros candidatos do município de Nova Nazaré a serem atendidos com o cadastro de biometria”.
Para facilitar o acesso dos eleitores ao voto, o TRE criou uma sessão eleitoral na Vila de Santa Maria, local onde ocorreu o primeiro dia do mutirão. “A distância da entrada dessas aldeias até Nova Nazaré, que seria a sessão mais próxima, é de 130 quilômetros aproximadamente, então a gente criando essa sessão facilita o acesso desses leitores ao voto”, destaca Wyllem.
O Cacique Geral da Terra Indígena Areões Silvério Tserebura Tserenhibru Xavante falou sobre a ser importante a presença da Defensoria Pública e parceiros do mutirão na região, uma vez que os indígenas da região passam por dificuldades por não possuírem símbolos de identificação. “O trabalho de vocês é muito importante e eu quero só agradecer, por vocês terem vindo e por terem atraído aos povos indígenas”.
No primeiro dia, o formulário realizou 411 atendimentos entre orientações jurídicas, emissões de segunda via de certidões, emissão de RG, CPF e título de eleitor.
Mutirão Defensoria Até Você - Edição Indígena continua até o dia 25 de maio nas cidades de Água Boa e Nova Nazaré e conta com parceiros como o Tribunal Regional Eleitoral, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Politec, Receita federal, INSS, Cartório 2º Ofício de Água Boa, Prefeitura de Nova Nazaré, Prefeitura de Água Boa e Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a Funai.