A assistente social que atua na Assessoria Técnica de Assuntos Interdisciplinares (ATAI) da Defensoria Pública de Mato Grosso, Maria Angélica Nascimento, representou o órgão na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, com o tema: “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
O evento começou na quarta-feira (14/6) e terminou ontem, no Hotel Fazenda Mato Grosso, tendo como base a Resolução Conjunta CMAS/SADHPD n° 001, de 23 de fevereiro de 2023. Além do debate sobre o SUAS, o encontro tratou do lema “Assistência social é direito inalienável do cidadão e dever intransferível do Estado”. O evento foi gratuito.
A Defensoria Pública participou como ouvinte e representante governamental e, para a servidora, participar do evento foi importante para atualizar e aprofundar conhecimentos teóricos que impactam diretamente na prática do dia a dia do órgão.
“A conferência é um espaço muito importante de diálogo entre governo e sociedade civil, onde pudemos aprofundar nosso conhecimento da Política de Assistência Social, com troca de experiências e informações. A nossa representatividade implica no melhor conhecimento do SUAS, política que usamos no atendimento dos assistidos, na garantia de acolhida, na autonomia e garantia de direitos”, disse Maria Angélica.
O evento contou com a participação de autoridades e palestrantes nacionais, doutoras e pesquisadoras do SUAS que trataram dos aspectos que influenciam na garantia dos direitos, das peculiaridades e dimensões do território, das situações de empobrecimento nos espaços urbanos, da realidade dos povos originários e das comunidades tradicionais e outros.