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MODERNIZAÇÃO


Diretoria-Geral e Ascom criam espaço para agendamento do uso das Salas Passivas

O sistema foi pensado para automatizar, organizar e otimizar o uso dos espaços sem que para isso seja necessária a definição de um servidor ou defensor para executar os agendamentos

Por Marcia Oliveira
18 de de 2023 - 15:11
Bruno Cidade Diretoria-Geral e Ascom criam espaço para agendamento do uso das Salas Passivas

As Salas Passivas estão disponíveis em Cuiabá e em Núcleos recém-inaugurados no interior do Estado, com os de Barra do Garças, Nova Xavantina, Rondonópolis, por exemplo


A Diretoria-Geral e a Assessoria de Imprensa e Comunicação da Defensoria Pública de Mato Grosso (Ascom/DPMT) disponibilizaram, por meio de link, um local para que os defensores públicos e servidores que atuam nos Núcleos Cíveis Integrados de Cuiabá agendem o uso das Salas Passivas. As estruturas foram planejadas e criadas no novo prédio do órgão na Capital e em alguns Núcleos do interior para viabilizar a participação do cidadão carente, atendido pela Defensoria, em audiências virtuais com a Justiça.

Ao todo, em Cuiabá, são oito salas preparadas com computadores, câmeras e microfones, para atender e auxiliar a população que não têm equipamentos ou que não sabe manipular a tecnologia, para que participem das audiências.

A defensora pública que atua na coordenação do Acolhimento, Fernanda de Sá França, explica que os atendidos pela Defensoria Pública são um público muito carente, com grandes dificuldades em manipular aplicativos, links de sessões virtuais ou ainda, pessoas que não têm computadores, celulares com boas câmeras, bons sistemas de áudio e boa conexão com a internet.

“Os Núcleos Cíveis Integrados foram equipados com as Salas Passivas para garantir que o nosso assistido tenha privacidade, acesso à tecnologia, a uma boa conexão com internet e todo o apoio necessário para estar na sala de audiência virtual, no dia e hora agendados. Antes, tínhamos uma única sala com essa função, que era disputada por vários defensores. Por isso, sempre tínhamos que realizar as audiências no gabinete, o que tirava a privacidade do cidadão, pois não podíamos parar outros atendimentos”, explica a defensora.

Agora, com oito salas preparadas especificamente para esse atendimento e com o recém-criado sistema de agendamento, o trabalho dos defensores será organizado, agilizado e a população será atendida com garantia de qualidade de transmissão de dados.

Agendamento - O sistema foi criado com base na agenda do Google e, ao acessar uma das oito salas, o servidor ou defensor registrará ali o dia e a hora da audiência do cidadão para quem presta assistência jurídica. Caso a data e hora não estejam mais disponíveis, poderão tentar o mesmo nas outras salas ou ainda, rever o horário ou dia. O link das salas foi distribuído, internamente, para os Núcleos que farão uso das salas, diretamente pela Coordenadoria do Acolhimento.

O diretor-geral, João Vitor Ferreira, idealizador do sistema, explica que ele foi pensado para ser de fácil uso e facilitar o agendamento. “O sistema otimiza um recurso do Google Agenda, que faz parte do pacote de ferramentas do Google Workspace contratado pela Defensoria. Para usar, deve-se apenas acessar a página que contém o link de agendamento de cada sala. O usuário visualizará os horários e dias disponíveis e fará sua reserva ao preencher os dados: nome, e-mail funcional e a especificação da finalidade do uso do espaço. Automaticamente a reserva estará feita. O gerenciamento dos agendamentos será da Coordenadoria do Acolhimento".

O layout e o espaço que hospeda a informação foi criado pelo publicitário Bruno Cidade, com funcionalidades do novo site. 

“Criei a parte do site, defini as cores, fotos e caminhos para a agenda, de forma a facilitar o uso. Ficou simples e intuitivo”, explicou o servidor.