Notícias

DPs e IMPRENSA


Defensoria de Mato Grosso e de outros 22 estados participam de capacitação em relacionamento com a Imprensa

O treinamento foi oferecido pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Condege), em Brasília, durante semana de agendas da entidade com o Parlamento e com o Executivo nacionais

Por Marcia Oliveira
19 de de 2023 - 18:26
Ascom Condege Defensoria de Mato Grosso e de outros 22 estados participam de capacitação em relacionamento com a Imprensa

Defensores públicos-gerais de 23 unidades federativas participaram de capacitação em Brasília (DF)


A equipe de comunicação e colaboradores do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Condege) ofereceu uma capacitação em Relacionamento com a Imprensa para os defensores públicos-gerais e a seus representantes, que estiveram em Brasília para uma série de agendas no Legislativo e no Executivo federais, de quarta-feira (12/7) a sexta-feira (14/7). Participaram dos eventos representantes de 23 Defensorias Públicas do país. 

A Defensoria de Mato Grosso esteve presente com os defensores que atuam na primeira subdefensoria e na secretaria executiva, Rogério Borges Freitas e Clodoaldo Queiroz, respectivamente, como representantes da defensora pública-geral, Luziane Castro, e com as servidoras Jéssica Bacargi e Marcia Oliveira.

“O Condege tem se mostrado uma instituição forte, preocupada com a capacitação de suas Defensorias Públicas, do Brasil como um todo, no sentido de uniformizar a postura de cada membro perante à Imprensa, seja no rádio, tv ou impresso. E o treinamento foi fundamental para termos diretrizes de como a Defensoria deve se portar diante dos meios de Comunicação. Considero a iniciativa como positiva, muito importante, fazendo com que todos saíssemos do treinamento, tanto com material, como com perspectivas de melhorar e de como divulgar os serviços aos usuários do órgão”, disse o primeiro subdefensor-geral, Rogério Borges Freitas.

A capacitação trabalhou, de forma simples, rápida e descontraída, desde conceitos sobre o que é “notícia”, como formas de criar uma imagem positiva na imprensa; qual a participação da produção das assessorias atualmente nas publicações dos veículos; a relevância da produção das Defensorias Públicas como geradores de notícias; como também, sobre como a natureza do gestor do órgão interfere na condução da área, entre outros tópicos.

Convidado Especial - Durante a capacitação, o jornalista Marcelo Canellas, que atuou por 33 anos na maior tv brasileira, a Rede Globo, e que até o início do ano estava como repórter especial do Fantástico, falou da profissão, das grandes reportagens que fez e qual o seu conceito de bom jornalismo. 

Segundo Canellas, o bom jornalismo pode ser resumido na capacidade de captar a singularidade de histórias individuais e expor, de forma humana e atrativa ao público geral, o que conecta essas histórias com o que há de comum aos seres humanos. A ideia é conectar dramas individuais com a humanidade, ao ponto de fazer uma pessoa que nunca viveu determinado drama, se colocar no lugar do outro e assim, estimular mudanças na realidade.

Durante a capacitação, feita em colaboração por jornalistas das Defensorias Públicas de Goiás, Brasília, Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, os defensores puderam fazer perguntas, pontuar visões e fazer elogios.  

Após a participação do jornalista, a capacitação continuou com a explicação da função das Assessorias de Imprensa e Comunicação (Ascom), que de forma abrangente, foi descrita como a área que faz a ponte entre a Instituição e os veículos de comunicação. A explicação sobre a natureza desse trabalho foi apresentada a partir de premissas que, se usadas, tornam melhores as condições para a atuação da Ascom.

Posteriormente, os assessores explicaram a características particulares de cada veículo de comunicação: impresso, online, rádio, tv, mídias sociais e apresentaram dicas de como a fonte da informação, que oficialmente deve ser aquele que atua no topo da hierarquia do órgão, deve se preparar para entrevistas e o contato com jornalistas, de acordo com as características de cada veículo. 

Ao final, a equipe responsável pela capacitação apresentou um cenário da situação das Ascoms nas Defensorias Públicas Estaduais do país. Para visualizar a apresentação feita na capacitação do Condege, clique aqui.