PROCESSO ELEITORAL
A defensora pública Maria Luziane Ribeiro de Castro foi eleita no dia quatro de novembro de 2022 com 85% dos votos da categoria, 177 votos, para ocupar o cargo de defensora pública-geral de Mato Grosso, nos próximos dois anos: de 2023 a 2024.
Ao todo, 202 defensores públicos, entre ativos e inativos, estavam aptos a votar, cada um deles pode escolher até dois nomes. A eleição foi feita por votação eletrônica e pela primeira vez na história da Defensoria Pública estadual, duas candidatas disputaram o cargo. A oponente foi a defensora Kelly Christina Veras Otácio Monteiro, que recebeu 32 votos.
Luziane foi confirmada no cargo no dia nove de novembro de 2022, após o governador reeleito, Mauro Mendes, assinar a sua nomeação, confirmando a decisão da categoria. A defensora-geral tomou posse no dia 2 de janeiro de 2023, em cerimônia com a presença de autoridades no Centro de Eventos do Pantanal.
Luziane ingressou na Defensoria Pública em 2004, ocupou o cargo de secretária executiva de 2019 a 2022 e é a segunda mulher a chefiar a Defensoria Pública.
ADMINISTRAÇÃO SUPERIORA Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso é composta pelos seguintes cargos:
MARIA LUZIANE RIBEIRO DE CASTRO
Defensora Pública-Geral
ROGÉRIO BORGES DE FREITAS
Primeiro Subdefensor Público-Geral
MARIA CECÍLIA ALVES DA CUNHA
Segunda Subdefensora Pública-Geral
CLODOALDO APARECIDO GONÇALVES DE QUEIROZ
Secretário Executivo de Administração
CARLOS EDUARDO ROIKA JÚNIOR
Corregedor-Geral
HELYODORA CAROLYNE ALMEIDA BENTO
Primeira Subcorregedora-Geral
FRANCISCO FRAMARION PINHEIRO JUNIOR
Segundo Subcorregedor-Geral
GETÚLIO PEDROSO DA COSTA RIBEIRO
Ouvidor-Geral