Notícias

RE-EDUCAR


Defensoria Púbica apoia ação que promove educação em unidades prisionais

A iniciativa faz parte das ações de ressocialização que reconhece a educação como um elemento-chave para a transformação e a reintegração dos indivíduos na sociedade

Por Barbara Argôlo
26 de de 2024 - 15:56
Barbara Argôlo  Defensoria Púbica apoia ação que promove educação em unidades prisionais


Na manhã desta terça-feira (26), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) deu um importante passo em direção à ressocialização e à promoção da dignidade humana através da educação. Na Penitenciária Central do Estado (PCE) foi lançada a campanha "Dia D Educação é o Caminho que Liberta", um evento marcado pelo engajamento de diversas instituições em prol do ensino para os reeducandos do regime fechado. 

A Defensora Pública-Geral, Luziane Castro, expressou o apoio da Defensoria Pública ao projeto. “O nosso trabalho será de incentivo, fazer com que os reeducandos entendam a importância da educação ser um caminho efetivo de transformação” destacou.

Com o objetivo de realizar um mutirão de matrículas para oferecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto visa proporcionar acesso à educação como parte essencial do processo de reinserção social. Essa iniciativa faz parte das ações de ressocialização do Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), que reconhece a educação como um elemento-chave para a transformação e a reintegração dos indivíduos na sociedade. 

O evento contou com a presença do o Secretário de Educação, Alan Resende que enfatizou a importância da educação como meio de libertação e ressocialização, ressaltando que é fundamental criar condições para enfrentar os desafios que assolam o país. Da mesma forma, o Secretário de Segurança Pública, César Roveri, destacou a relevância da segurança para garantir o desenvolvimento desse trabalho, enfatizando a necessidade de estrutura física e administrativa adequada para apoiar a educação nas unidades prisionais. 

O Desembargador Orlando Perri reforçou o compromisso do Estado em preparar os reeducandos para sua reintegração na sociedade, destacando a obrigação de oferecer oportunidades de formação e preparo para o retorno dos indivíduos ao convívio social. A campanha "Dia D Educação é o Caminho que Liberta" representa um passo significativo na promoção de políticas públicas voltadas para a educação no sistema carcerário. 

Através de uma parceria interinstitucional envolvendo o TJMT, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC), este projeto busca não apenas fornecer conhecimento, mas também resgatar a dignidade e a esperança de indivíduos que buscam uma nova chance na sociedade.