Começa na próxima terça-feira (08), a 18ª Edição do Ribeirinho Cidadão – Rota das Águas de 2025. A ação, que será realizada até o dia 15 de abril, beneficiará comunidades de quatro municípios da região sudeste de Mato Grosso. Pelo projeto, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) e o Tribunal de Justiça, em parceria com outros órgãos, levarão mais de duas dezenas de serviços essenciais e de cidadania a comunidades em situação de vulnerabilidade.
Durante o evento, a população dos municípios de Porto Esperidião, Jauru, Reserva do Cabaçal e Salto do Céu terão disponíveis serviços na área da Justiça, Saúde, Cidadania, Educação e Cultura.
Entre os serviços de Justiça estão a orientação administrativa e jurídica, abertura de ações para garantir direitos nas áreas de família (divórcio, pedido de pensão alimentícia, de guarda dos filhos, de união estável), de saúde e de educação. Resolução de problemas por meio de acordos e conciliações e declaração de isenção de taxas para a emissão de segunda via de certidões e documentos, entre outros.
Na área de saúde, a população poderá fazer consultas médicas, exames e vacinação. Nos serviços de cidadania, serão disponibilizados a emissão da primeira ou segunda via do CPF, RG, certidões, solicitação de benefícios e programas sociais e serviços de defesa do consumidor.
No primeiro dia, os atendimentos serão feitos no município de Porto Esperidião, na Escola Municipal Maria Gregória Ortiz Cardoso, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
De lá o Ribeirinho Cidadão segue para Jauru, onde os atendimentos vão ser realizados nos dias 10 e 11 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo.
O terceiro município atendido será Reserva do Cabaçal, no dia 13 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Escola Estadual Professor Demétrio Pereira.
No dia 15, os atendimentos ocorrem no município de Salto do Céu, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Escola Estadual Deputado Francisco Villanova.
Perfil dos Municípios – Todos os municípios da região têm percentual baixo da população ocupada e grande percentual de habitantes com renda de até dois salários mínimos. E eles sofrem os problemas comuns dos municípios de pequeno porte, tais como oferta insuficiente de serviços públicos, precariedade na infraestrutura, limitadas oportunidades de emprego, todos fatores que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Edição 2024 – Em 2024, a 17ª edição do Ribeirinho Cidadão inaugurou uma nova rota para alcançar os moradores das regiões que margeiam os rios de Mato Grosso. A “Rota das Águas” atendeu a população dos municípios de Salto do Céu, Distrito de Lucialva (município de Jauru) e de Porto Esperidião.