Notícias


9ª edição do Mutirão Defensoria Até Você leva atendimentos a população de Colniza e Guariba, no interior do Estado

Foram registradas a emissão de aproximadamente 450 senhas para os mais de 10 parceiros de atendimento

Por Barbara Argôlo
19 de de 2023 - 09:45
Barbara Argôlo 9ª edição do Mutirão Defensoria Até Você leva atendimentos a população de Colniza e Guariba, no interior do Estado


Iniciou-se nesta segunda-feira, 18, mais uma edição do Mutirão Defensoria Até Você. A cidade que sedia esta edição é Colniza, que fica há aproximadamente 1.060 quilômetros da capital Cuiabá. Além de orientação e serviços jurídicos como audiências de conciliação, pensão e pensamentos, os cidadãos colnizenses poderão contar com atendimento de saúde como vacinas e testes rápidos, do Tribunal Regional Eleitoral com regularização de título de eleitor, emissão de RG e CPF pela Politec e Receita Federal, além do CadÚnico e serviços de assistência social.

Esta é a primeira edição com o uso de um sistema de gerenciamento de fluxo de atendimentos, um avanço tecnológico que facilitará a organização e distribuição de atendimentos nos mutirões. Fábio Barbosa, defensor público acompanhou de perto a criação desse sistema, e explica que a escolha desse é importante uma vez que “nos mutirões anteriores, pensávamos em como trazer uma celeridade maior, uma qualidade melhor para os atendimentos, entenda um pouco mais no que tange a dados, um processo de conhecimento para que possamos dar um melhor resultado para os assistidos que buscam o mutirão.”

Parceiro nesta edição do evento, o Ministério Público foi representado pelo promotor de justiça Bruno Barros, que destaca a importância dos atendimentos à população da região. “Nos sentimos muito felizes em receber esse mutirão com toda essa estrutura. A comunidade precisa dessa atenção e nós somos muito agradecidos pela parceira.”

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Colniza também parceiro da Defensoria Até Você, trabalhou no cadastro de famílias no CadÚnico e também no BPC (benefício de prestação continuada). Marley de Paula, Secretaria de Assistência Social do município ressaltou a praticidade dos mutirões. “Às vezes as pessoas vêm num certo departamento e às vezes atendem até uma hora e tem que voltar em outra oportunidade para estar resolvendo. Então a importância de hoje estar em um núcleo só de atendimento é que ela consiga sair daqui com as suas necessidades resolvidas.”

O mutirão já realizou 8.665 atendimentos no total, levando serviços gratuitos à população no terminal do CPA I, em Cuiabá, aterros sanitários da capital e Várzea Grande, população indígena em Barra do Garças, Nova Nazaré, entre outras ações.

Os atendimentos seguem em 19 de setembro em Colniza e 20 de setembro no distrito de Guariba, das 9h às 17h. 

São parceiros do mutirão em Colniza: Poder Judiciário (TJMT), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Prefeitura Municipal de Colniza, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), CRAS, Cartório do 2º ofício, entre outros.