Notícias

INAUGURAÇÃO


Com a presença do governador, Defensoria Pública inaugura oficialmente novas instalações dos Núcleos Cíveis de Cuiabá

PANTANAL BUSINESS (AV. DO CPA)

Por Alexandre Guimarães
19 de de 2023 - 10:12
Bruno Cidade/DPMT Com a presença do governador, Defensoria Pública inaugura oficialmente novas instalações dos Núcleos Cíveis de Cuiabá

O governador Mauro Mendes e a defensora pública-geral, Luziane Castro, descerram a placa de inauguração do novo prédio dos Núcleos Cíveis da Capital.


A cerimônia de posse contou com a presença do governador Mauro Mendes, da defensora pública-geral, Luziane Castro, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, da desembargadora Antônia Siqueira, representante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, entre outras autoridades .    

"Gostaria de agradecer imensamente ao governador. Lá atrás, em 2019, foi feita uma suplementação para que a gente pudesse dar início a essa obra. Existe um entendimento muito diferente hoje do Governo de que a população tem que ser recebida com acolhimento", declarou Luziane.

O evento contorno ainda com a participação dos membros da Administração Superior da DPMT - Rogério Borges Freitas, primeiro subdefensor-geral, Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora-geral, e Clodoaldo Queiroz, secretário executivo, além do corregedor-geral, Carlos Roika .   

Por volta das 19h10, com a participação do governador Mauro Mendes e da defensora-geral, Luziane Castro, ocorreu o descerramento da placa de inauguração das novas instalações dos Núcleos Cíveis de Cuiabá.   

"Fico muito feliz pelo avanço da Defensoria, que inaugura um belíssimo prédio, muito bonito e acolhedor. A Defensoria vai se tornar cada vez mais eficiente, aqui e em todo o estado de Mato Grosso", destacou o governador.   

A banda da Polícia Militar de Mato Grosso também marcou presença, fazendo a trilha sonora do evento.   

"Defensora pública fala com amor, do coração. Em nome dessas pessoas que falam por amor ao seu assistido, venho agradecer pelos meus colegas, defensores e defensoras, pelo sonho realizado", afirmou a defensora Fernanda Cícero de Sá, coordenadora do Núcleo Cível.   

A Defensoria vai ocupar o térreo e 12 dos 16 andares do edifício Pantanal Business, que vai unificar os núcleos cíveis de Cuiabá, que antes ficavam em diferentes pontos da capital.   

"Quero agradecer em nome dos meus queridos colegas, que terão, enfim, um lugar digno de trabalho", frisou a defensora Janaina Yumi Osaki, presidente da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (Amdep).   

O novo espaço vai contar com o atendimento dos Núcleos de Iniciais, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fundiário, Conciliação, Direitos Difusos e Coletivos, e Segunda Instância Cível e Criminal, que hoje estão em diferentes pontos na mesma avenida, além de abrigar a Ouvidoria, Conselho Superior, Corregedoria, Escola Superior, e outras unidades administrativas.   

"Agora, temos uma estrutura bela e funcional para atender os assistidos. Parabenizo toda a equipe envolvida e a Administração Superior pelo trabalho realizado", apontou a servidora Aline Carvalho, presidente da Associação dos Servidores Efetivos da Defensoria Pública de Mato Grosso. A grande vantagem do novo espaço é a unificação de todos os núcleos da área cível, criando um ponto de referência da Defensoria Pública em Cuiabá e facilitando a vida do cidadão, que não terá mais que perambular por diferentes locais em busca de atendimento na capital.   

"O resultado do trabalho está aqui, para todos verem. Um espaço mais amplo, acolhedor, moderno, com acessibilidade e, acima de tudo, humanizado", disse o ouvidor-geral, Getúlio Pedroso.   

Próximo a um ponto de ônibus, com muitas linhas passando pelo local, e com uma faixa de pedestre bem em frente, permitindo o deslocamento no sentido oposto, o novo prédio conta com uma acessibilidade muito boa.   

A recepção é ampla, foi totalmente reformada, e pode abrigar confortavelmente cerca de 300 pessoas, que vão receber um atendimento humanizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.   

"Um dos nossos compromissos é tornar a Defensoria cada vez mais eficiente. A eficiência vai entregar o que a gente precisa para o cidadão. Vejo hoje nesse espaço a materialização desse sonho", afirmou a defensora pública-geral.   

Ao entrar no prédio, o cidadão vai ser recebido por um atendente treinado, que vai entregar uma senha, observando se é o primeiro atendimento (feito pelo setor de acolhimento) ou um atendimento agendado previamente (que será encaminhado aos guichês).   

Cada andar contará com um ou mais núcleos identificados com núcleos diferentes. Após o atendimento inicial, no acolhimento ou nos guichês, o cidadão vai receber uma pulseira com o cor do núcleo onde será atendido para facilitar a identificação.

Veja as fotos do evento aqui

Solenidade de Inauguração dos Núcleos Cíveis de Cuiabá
GALERIA 01

Inauguração Núcleos Cíveis Unificados - CONVIDADOS
GALERIA 02