O Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) esteve reunido nos últimos dois dias (25.01 e 26.01) em Vitória no Espírito Santo. A Defensora Pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, que é secretária geral do conselho estava como presidente em exercício e conduziu o encontro que debateu vários assuntos e também apresentou relatório dos projetos em tramitação no Congresso que são de interesse das Defensorias Públicas.
"Foi uma reunião muito produtiva. Em parte dela nos foi apresentado um relatório dos projetos de interesse das Defensorias Públicas e que tramitam no Congresso Federal, bem como o trabalho legislativo de 2023”, explicou a Defensora geral.
Outro assunto debatido foi um termo de convênio para que seja feita uma ajuda financeira das Defensorias estaduais na melhoria estrutural do prédio do Conselho. “Nós discutimos em torno disso e há uma minuta de um termo de convênio das Defensorias, com o Conselho Nacional, para que a gente repasse recursos para que o Condege tenha uma estrutura física e assim possa fazer esse trabalho de representação das Defensorias, seja nas atividades em Brasília e também nos próprios estados”, completa Luziane.
Os defensores tiveram outras agendas também durante os dois dias em Vitória como a visita ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para apresentar o Conselho e enfatizar que a instituição Defensoria Pública é de extrema importância no atendimento ao cidadão hipossuficiente e vulnerável.