A defensora pública-geral, Luziane Castro, e integrantes da administração superior inauguram, no início da próxima semana, três núcleos do órgão na região norte de Mato Grosso. Os núcleos de Sinop, Itaúba e Nova Ubiratã são responsáveis por atender a uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 232.579 habitantes, sendo que 93% deles estão em Sinop, município que cresce expressivamente ano a ano.
Na segunda-feira (9.12), às 16h, a população de 5.020 da comarca de Itaúba, terá novo Núcleo do órgão para receber atendimento. Ele está localizado na avenida Aeroporto, n.º 13, bairro Sol Nascente. O prédio é locado e foi reformado para ser padronizado, tem capacidade para receber 34 pessoas na recepção, uma sala para um defensor público, uma para o assessor jurídico, uma cozinha e um banheiro, numa área construída de 97,50 metros quadrados.
Na terça-feira (10.12), os gestores inauguram o novo Núcleo de Sinop, às 8h. O prédio está localizado no setor comercial da cidade, na Praça dos Três Poderes, 210. A reforma do local começou há um ano e meio e, além de ampliar, reformar e padronizar o local com identidade visual do órgão, unificou os núcleos cível e criminal, que até então, funcionavam em prédios diferentes. Agora, a população poderá ter os serviços oferecidos pelo órgão em um único lugar.
O coordenador do Núcleo Cível, Leandro Torrano, afirma que de 2023 para cá o número de atendimentos cresce de forma expressiva. No segundo semestre de 2023, foram atendidas 14.924 pessoas. No primeiro semestre de 2024, o número subiu para 18.478 e no segundo semestre de 2024, até o momento, o número chega a 20.962 atendimentos.
“A nova estrutura, a reforma é um sonho concretizado. Há muito tempo que os defensores que atuam aqui buscavam a unificação da área cível e criminal. A principal melhoria foi essa, pois facilita sobremaneira o acesso do cidadão aos serviços do órgão. Além disso, o Núcleo ficou extremamente humanizado, com recepção acolhedora, ampla e para nós, que trabalhamos aqui, melhorou muito também. Temos sala de reunião, auditório, sala de apoio para quem não tem recurso participar de audiências virtuais, o local, está completo”, avaliou Torrano.
O prédio de Sinop é próprio e passou por reforma e ampliação. Tem área construída de 965,10 metros quadrados, recepção para 125 pessoas e 11 gabinetes, sendo sete cíveis e quatro criminais.
Ainda na terça-feira, a defensora pública-geral, a segunda subdefensora-geral, Maria Cecília Cunha e o secretário executivo, Clodoaldo Queiroz, farão a entrega do novo núcleo da Defensoria Pública na comarca de Nova Ubiratã, 432 km de Cuiabá. Lá, às 16h farão a inauguração.
O prédio é locado, está no Centro da cidade, na rua Rio Grande do Sul, 1071. Ele tem área construída de 60 metros quadrados, recepção para 13 pessoas, uma sala para defensor, uma sala para assessor, cozinha e banheiro. A reforma foi feita pelo proprietário do órgão.
As reformas e ampliações feitas nas estruturas de atendimento da Defensoria Pública de Mato Grosso buscam garantir o mínimo de conforto, tais como banheiros adequados e espaço para espera com ar condicionado para o cidadão e estrutura básica de atendimento para os trabalhadores.
Inauguração:
Itaúba - Segunda-feira (9.12), às 16h, na avenida Aeroporto, n.º 13, bairro Sol Nascente.
Sinop - Terça-feira (10.12), às 8h, no setor comercial da cidade, na Praça dos Três Poderes, 210.
Nova Ubiratã - Terça-feira (10.12), às 16h, na rua Rio Grande do Sul, 1071.