A defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, destacou a importância da atuação conjunta do órgão com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), em sessão especial na Assembleia Legislativa (ALMT), na noite da última segunda-feira (6). A solenidade marcou a celebração dos 70 anos da Corte de Contas.
“Gostaria de ressaltar aqui a atuação destacada do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que é objeto de destaque inclusive em nível nacional, pela excelência dos serviços apresentados e pelo acolhimento que hoje é dado. Falo isso hoje na condição de jurisdicionada, a gente não se sente como um órgão fiscalizador, mas como um órgão parceiro, que, mais do que fiscalizar, trabalha para que haja resultados efetivos para a população”, frisou Luziane.
Na ocasião, o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, assim como os demais conselheiros, foram homenageados com a Comenda Marechal Cândido Rondon, honraria concedida a personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que prestaram relevantes serviços a Mato Grosso.
“É a primeira vez que sou homenageado pelo Poder Legislativo. Estou muito honrado e contente em saber que há esse reconhecimento, tendo em vista que o Tribunal é um órgão que assessora tecnicamente o Legislativo para a apreciação das contas de governo”, afirmou.
A solenidade foi requerida pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Eduardo Botelho, e pelo deputado Júlio Campos.
“Esse é o reconhecimento do povo de Mato Grosso, por meio da Assembleia Legislativa, do trabalho que o TCE vem fazendo para melhorar o Estado, para aplicar bem os recursos públicos. Esse trabalho tem sido muito bem conduzido. É uma postura inovadora. Então, é um reconhecimento mais do que justo para homenagear esses homens que fazem o Tribunal”, declarou Botelho.
Também receberam a homenagem o supervisor da Escola Superior De Contas, conselheiro Waldir Júlio Teis, e o conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto.
Ainda na solenidade, foram entregues moções de aplausos a 32 servidores, como reconhecimento público pelo trabalho realizado na Corte de Contas.