Notícias

ESTRUTURAÇÃO DO SETOR


Defensora pública-geral dá posse a novo controlador interno aprovado em concurso público

Com o reforço nos recursos humanos, a Defensoria Pública expande seu atendimento e irá alcançar, já a partir do 1º semestre de 2024, 100% das 79 comarcas do Estado

Por Érika Oliveira
04 de de 2023 - 16:57
Bruno Cidade Defensora pública-geral dá posse a novo controlador interno aprovado em concurso público

A posse de Vitor Batista Vittorazi aconteceu no gabinete da defensora pública-geral, a pedido do novo servidor, conforme prevê o edital do concurso público


A defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, deu posse nesta segunda-feira (4.11) ao novo controlador interno do órgão, Vitor Batista Vittorazi. O novo servidor foi aprovado no II Concurso para seleção de servidores de apoio administrativo da Defensoria Pública do Estado. É a primeira vez que a Instituição inclui esta carreira em um certame. 

De acordo com a defensora pública-geral, a estruturação do setor de Controle Interno da Defensoria Pública de Mato Grosso é um dos principais focos da atual gestão. No dia 31 de outubro, a servidora Barbara Nathalia Nogueira Garnica também foi empossada no cargo de controladora interna do órgão. 

“Desde quando iniciamos nosso trabalho em 2019, nosso foco foi a melhoria dos nossos procedimentos internos na área administrativa. O Controle Interno nos ajuda muito a errar menos. E, dentro da lógica que a gente precisa na administração pública, de fazer mais com menos, quanto menos você errar mais você dá retorno para a população. Estamos estruturando nosso Controle Interno, serão dois servidores especificamente para essa função, além dos demais que estarão atuando junto desta equipe”, destacou Luziane Castro. 

A posse do novo servidor aconteceu no gabinete da defensora pública-geral, a pedido de Vittorazi, conforme prevê o edital do concurso público. Além da posse do novo controlador interno, a defensora pública-geral dará posse nesta segunda-feira a mais nove defensores públicos, em cerimônia a ser realizada às 19h, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá. 

Ao todo, até o momento, a Defensoria Pública já deu posse a 19 novos defensores públicos e 12 servidores de apoio administrativo, selecionados através do concurso pública. Além disso, outros três defensores públicos e quatro servidores ingressarão no órgão dentro do prazo legal, estabelecido em 60 dias após a nomeação. A expectativa é que ainda este ano mais cargos para atender a atividade meio sejam nomeados, com previsão de posse em janeiro de 2024. 

As vagas imediatas para os aprovados na seleção de apoio administrativo são de nível médio e superior em várias áreas de conhecimento, tais como advogado, contador, assistente social, administrador, arquiteto, jornalista e, pela primeira vez, controlador interno. 

“Todas essas nomeações têm observado questões de capacidade técnica, adequando esses novos servidores às necessidades da Instituição. Nós tínhamos um déficit na nossa área administrativa de 17 anos. A primeira lei que criou os cargos dos servidores foi de 2006. Passamos todo esse tempo sem nenhuma alteração nessa estrutura. Esse reforço, essa reestruturação, dá um folego para a atividade meio, mas com o foco principal de prestar um melhor serviço lá na ponta, na atividade fim”, acrescentou a defensora pública-geral. 

Com o reforço nos recursos humanos, a Defensoria Pública expande seu atendimento e irá alcançar, já a partir do 1º semestre de 2024, 100% das 79 comarcas do Estado, o que significa a oferta de acesso à Justiça para mais de 3,6 milhões de pessoas.